Cooperados da Copacol aderem ao Herdeiros do Campo

Famílias cooperadas foram classificadas para dar início aos cursos preparatórios da sucessão nas atividades pelo Programa Herdeiros do Campo, desenvolvido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com a parceria da Copacol. Em dez propriedades diferentes serão realizadas ações que buscam capacitar as novas gerações a assumirem gradativamente os negócios.

Pais e filhos participarão do plano de ação que começa no próximo dia 18 deste mês e termina na metade de julho. No total serão seis encontros a cada sete dias. O Programa leva em consideração três principais pontos: família, negócios e a propriedade como patrimônio. “Nosso objetivo é ajudar a construir a decisão de quem serão os sucessores, ou seja, quem está mais preparado para assumir este papel. Queremos envolver as novas gerações para que estejam preparadas a assumir esses negócios familiares”, afirma o instrutor do Senar, Luiz Antônio Tiradentes.

Além disso, um encontro entre os cooperados e um profissional do meio jurídico será realizado para discutir questões legais envolvidas no planejamento sucessório. “Neste encontro vamos discutir os cenários futuros para os negócios rurais: como a família está se preparando para isso. Também vamos tratar sobre a gestão de conflitos e a comunicação entre outros assuntos pertinentes à área”, completa Tiradentes.

O planejamento sucessório envolve muitas questões delicadas de serem tratadas, o cooperado Marcelo Amado dos Santos e o pai, Paulo Amado, reconhecem a importância de discutir o assunto. “O diálogo é fundamental em todas as áreas e no campo não é diferente. Estamos planejando aumentar os negócios da propriedade e com esse Programa vamos avançar nestes objetivos”, conta Marcelo, piscicultor de Cafelândia.

O acadêmico de Administração trocou a cidade com os pais e o irmão para iniciar os negócios no campo. “Enxergamos na Copacol a oportunidade de estabilidade financeira e melhor qualidade de vida. Há cinco anos nos mudamos para a área rural e começamos do zero. Futuramente eu e meu irmão teremos que assumir tudo, por isso, precisamos aprimorar os conhecimentos para melhor administrar as atividades em família”, diz Marcelo.