Conselho de Administração do Paranacidade toma posse com R$ 1,2 bilhão em obras em execução

Responsável pelo acompanhamento de R$ 1,2 bilhão e 1.031 obras e projetos atualmente em execução municípios paranaenses, o Paranacidade empossou nesta quarta-feira (18) o seu novo Conselho de Administração e o novo superintendente membro honorário, o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel.

Braço executivo da Secretaria das Cidades, o Serviço Estadual Autônomo Paranacidade acompanha os investimentos e as ações do governo estadual nos municípios. Para 2023, o órgão, ao lado da Secretaria de Estado das Cidades, terá como missão iniciar um amplo programa de pavimentação. A determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior é pavimentar 100% da área urbana dos municípios com menos de 20 mil habitantes até 2025.

“Vamos trabalhar muito em parceria com os prefeitos para cumprir esse objetivo. Esse é um projeto que vai mudar a cara dos pequenos municípios do Estado. Sem esquecer, é claro, das demais obras de urbanismo e iluminação pública nas nossas cidades”, disse o secretário.

Para alcançar esse e outros objetivos, o Paranacidades vem modernizando sua metodologia de trabalho. A superintendente executiva do órgão, Camila Mileke Scucato, diz que aposta na criação de grupos técnicos específicos. “Temos profissionais especializados na pavimentação, urbanismo e iluminação pública. Com isso temos um nível maior de expertise e um ganho em produtividade”, afirmou.

CONSELHO – Além de Pimentel, os secretários do Planejamento, Guto Silva, e do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, também assumiram cargos no Conselho de Administração, como dispõe a Lei 15.211/2006.

O Conselho Administrativo é presidido pelo secretário da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Junior. Ele destacou a força do trabalho de todos os conselheiros e ressaltou a importância do Paranacidade para os municípios e a população paranaense. “Esse serviço social é o principal responsável pela gestão e acompanhamento dos investimentos realizados nas cidades, com recursos do Tesouro Estadual ou financiamentos viabilizados pelo Estado. Assim, sua atuação impacta diretamente na vida das pessoas”, afirmou.