Comarca: municípios eliminam sífilis e estão aptos à certificação

Os quatro municípios que integram a Comarca de Goioerê, estão entre as mais de 100 cidades paranaenses que conseguiram eliminar a sífilis congênita e estão aptos a receber uma certificação pela conquista. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde.

Além de Goioerê, que é a sede da Comarca, figuram no rol de cidades que venceram a doença na região, os municípios de Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre D’Oeste. O Dia Nacional de Combate à Sifilis e à Sifilis congênita foi comemorado ontem, 19 de outubro.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a certificação da Sífilis Congênita no Paraná adota como requisito para os municípios a taxa de incidência de 1,5 caso a cada mil nascidos vivos nos últimos três anos, além da proporção menor que 20% das crianças menores de 1 ano com sífilis congênita nos últimos 3 anos e a proporção de 80% das gestantes com tratamento adequado para sífilis nos 2 últimos anos, entre outros.

A sífilis congênita é transmitida pela mãe ao bebê durante a gestação, via placentária. Em 2019, a taxa de detecção de sífilis adquirida por 100 mil habitantes no Paraná foi de 92,13%. De sífilis em gestante foi de17,1%; e de sífilis congênita de 5,8%. Neste ano, até o momento, a taxa para sífilis adquirida por 100 mil habitantes é de 20,72%, de sífilis em gestante é de 6,7%; e de sífilis congênita 2,6%.

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.