Com novo plano, agricultura do Paraná reforça compromisso com meio ambiente

O Estado do Paraná preparou-se e está preparado para assumir os desafios propostos pelo Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Plano ABC+), tendo em vista o desenvolvimento sustentável. Para isso apresenta à sociedade estadual, nacional e internacional o Plano ABC+ Paraná, que estabelece desafios a serem perseguidos com tenacidade até 2030.

A boa prática agropecuária é uma tradição no Estado, como se vê na adoção do Sistema de Plantio Direto já no início da década de 70. A partir de 2009 o Paraná assumiu com responsabilidade as orientações nascidas da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-15) em relação à redução de emissão de gases de efeito estufa. A ação fortaleceu-se em 2011 ao referendar o Programa ABC, do Governo Federal, com metas ambiciosas para garantir um Planeta mais sustentável.

O mundo precisa da colaboração do setor agropecuário para uma vivência mais harmônica com a natureza. Afinal, esse segmento vive e sobrevive do auxílio prestado pela terra, pelo ar e pela água. E nem sempre tem respondido com a mesma bondade os benefícios que recebe. Às vezes até contribui com mais destruição por meio de más práticas agropecuárias.

O Brasil propôs-se a reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, em comparação com o que emitia em 2005. Isso representa 1,1 bilhão de toneladas de carbono equivalente. No Paraná, os desafios até 2030 levam em conta o histórico da produção agrícola e silvícola do Estado e o potencial de contribuição em relação à mitigação de gases de efeito estufa. Dessa forma, o Estado pretende recuperar 350 mil hectares de pastagens degradadas, qualificar o uso de Sistema de Plantio Direto de Grãos em 400 mil hectares e ampliar em quatro mil hectares o uso do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças. A tecnologia de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta também deve ser estendida para mais 500 mil hectares.

Em Sistemas Agroflorestais, a ampliação será em 30 mil hectares, enquanto as florestas plantadas deverão ocupar mais 220 mil hectares. O Plano também privilegia o uso de bioinsumos em 430 mil hectares e de sistemas de irrigação em 48 mil hectares, além da ampliação em 78,9 milhões de metros cúbicos do Manejo de Resíduos de Produção Animal. O Estado assume ainda o compromisso de aumentar em 60 mil cabeças o número de bovinos terminados de forma intensiva.

Produzir e ganhar em produtividade não está em dicotomia com a preservação e o cuidado com o meio ambiente. Pelo contrário, o ambiente responde de forma positiva quando é bem tratado. A responsabilidade do agropecuarista é decisiva nesse contexto. O setor é o único com potencial para fixar carbono nos processos produtivos, contribuindo assim para aumentar o estoque desse elemento-chave à vida e para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Não se pode mais protelar. Entendemos que, se é o momento de tomar uma decisão para agir a favor daquilo que queremos para o Planeta, que ela seja firme e agora. Às vezes há a tentação de se pedir sacrifícios à geração presente em nome da felicidade das que virão. No Paraná queremos construir o futuro agora – com alegria e responsabilidade – sob pena de nunca o alcançarmos. O Plano ABC+ Paraná é uma oportunidade histórica, pois as condições de promover um ambiente sustentável estão a nosso alcance neste momento.

Que o desenvolvimento integrado do Estado transforme nossas potencialidades em riqueza efetiva. Que o mundo de hoje e do futuro sinta que a geração atual buscou assimilar eventuais erros do passado e conseguiu convertê-los em vida e sobrevida com dignidade, respeito e sustentabilidade.

 

Norberto Ortigara

Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná