Com apoio da Copacol, novas turmas são formadas no Proerd

Crianças que estudam em escolas de Tupãssi, Moreira Sales e Quarto Centenário tiveram a oportunidade de se capacitar no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

O programa é desenvolvido nos municípios da área de atuação da Copacol em parceria com as Secretarias de Educação e a Policia Militar. A ação consiste em prevenir o uso de drogas lícitas e ilícitas. “Formar cidadãos de bem é valorizar a família. Essas crianças são a base para uma sociedade melhor e nós enquanto Cooperativa, nos sentimos gratos por poder contribuir com a educação desses alunos”, destaca o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

NOVOS PROERDIANOS
Foram formados em Tupãssi 94 alunos, Moreira Sales 155 e Quarto Centenário 47. Além dessas crianças, no primeiro semestre deste ano outras 223 de Goioerê e mais 32 de Rancho Alegre também foram formadas no programa, totalizando 551 até o momento. Outras 194 crianças de Cafelândia deverão ser formadas no programa em dezembro, totalizando 750 crianças capacitadas no Proerd. “São lições que eles irão levar para toda a vida. É gratificante saber que através do meu trabalho posso ajudar essas crianças a terem um futuro melhor, a terem uma vida melhor, menos violenta, sem drogas, que saibam se respeitar, enfim que possam ser pessoas boas, tanto no convívio familiar, como em sociedade”, relata o soldado Cleberson Pereira da Silva, que trabalhou o Proerd com as crianças em sala de aula.

DEPOIMENTOS
O prefeito de Quarto Centenário, Wilson Akio Abe, enaltece a parceria da Copacol. Segundo ele, o Proerd não é o único programa que a Cooperativa desenvolve através da Educação e Cultura nos municípios da região. “É louvável a preocupação da Copacol com o futuro das nossas crianças, principalmente nas questões relacionadas à violência e às drogas e o nosso município está sendo contemplado com esse programa que vai além das crianças, ele contempla toda a comunidade, por isso só temos a agradecer a essa grande Cooperativa pela importante parceria”, destaca o prefeito.

A secretária de Educação de Moreira Sales, Maria Eugênia da Silva Viotto, enaltece a parceria com a Copacol. “Com o Proerd estamos formando cidadãos para a vida, sabemos o quanto este programa é importante porquê ajuda nossas crianças a enfrentar e a resistir às drogas, a e recusarem as situações adversas que o mundo oferece”, conta.

A proerdiana Maria Vitória, de Moreira Sales, disse que todo o aprendizado será levado para a sua vida. “Aprendi as consequências negativas que o bullying causa na vida de uma pessoa, os males causados pelas drogas, enfim que não devemos usar de violência em nenhuma situação”.

O prefeito de Rancho Alegre d’Oeste, Everton Cássio Zanuto, prestigiou a solenidade de formatura dos alunos e reafirmou a importância da parceria com a Copacol. “Todos os programas que temos em parceria com a Cooperativa são importantes para o nosso município, pois agregam na formação dos nossos alunos. O Proerd é uma maneira de conscientizarmos as novas gerações sobre uso de drogas e a criminalidade”.

Por sua vez o prefeito de Tupãssi, Luiz Carlos Beletti, destaca a importância do programa no futuro das crianças. Ele agradece a Copacol por oportunizar o programa, bem como nos demais projetos sociais que são desenvolvidos em parceria no município.

“A Copacol traz oportunidades para o nosso município. A gente fica muito feliz porquê já estamos há vários anos formando novos alunos para o futuro nas questões de segurança e esse conhecimento farão deles cidadãos de bem”, diz Rafael Brito do Prado, prefeito de Moreira Sales.

Elizete Lunelli Dal Molin, assessora de cooperativismo, destaca a importância do programa desenvolvido pela Policia Militar do Paraná, do qual a Copacol tem a honra de apoiar com as prefeituras. “Esse programa faz toda a diferença na vida dessas crianças, dá a eles o poder de decidir de forma mais assertiva, é isso que o programa prevê com relação às drogas e à violência”, enfatiza Elizete.

PROJETOS
“A formação dessas crianças no Proerd mostra a preocupação da Cooperativa não só com os resultados econômicos, mas também com o lado social. Ela tem um olhar voltados para as questões sociais das pessoas onde atua”, comenta a coordenadora dos Projetos Sociais na Copacol, Gislaiane Pontes Fernandes.