Com adesão dos municípios, PlanificaSUS inicia nova etapa para fortalecer Atenção Primária

O Governo do Estado inicia nesta terça-feira (14) mais uma fase de expansão de uma das maiores estratégias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, o PlanificaSUS. O programa tem como objetivo a integração e organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde. Durante três dias, cerca de 80 profissionais da área, de todas as Regionais de Saúde, estão reunidos em Cascavel, na região Oeste, para o 7º Encontro de Formação de Tutores Regionais.

O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pretende discutir novas etapas do programa a serem implantadas este ano, retomar conceitos do processo e ampliar as ações junto aos tutores municipais.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, César Neves, direcionamento e orientação à população são pontos prioritários das ações. “A solução sempre é a atenção primária. Quando é resoluta, os pronto atendimentos e hospitais não ficam tão sobrecarregados. Esse momento é muito importante. Esse ano será definitivo para colocar em prática os objetivos traçados no início desse programa”, enfatizou.

Em 2022, todos os municípios do Estado aderiram ao PlanificaSUS, o que tornou o Paraná o único do Brasil a realizar o projeto em todo o território. Das 2.709 Unidades Básicas de Saúde, 423 foram  indicadas para a implementação do programa pelos 399 gestores municipais.

As ações foram executadas pelos tutores regionais, municipais e dos ambulatórios, com o apoio das áreas técnicas das regionais de saúde e municípios. Agora, a Sesa projeta, que no decorrer deste ano, outras 450 unidades façam parte da expansão.

“Entramos agora em uma nova fase. Já temos uma rede ampla, mas precisamos fortalecer ainda mais a APS”, disse a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa e coordenadora do Grupo Condutor Estadual, Maria Goretti David Lopes. “Ter as equipes de saúde perto da população, reconhecendo o cidadão e saber o caminho que o usuário percorre no atendimento e tratamento, faz toda a diferença. É muito importante valorizar a APS para responder às necessidades e expectativas da população”.

Dentre os assuntos em pauta e que fazem parte dessa estratégia, estão a territorialização do atendimento, organização das salas de vacinas, estratificação de risco e integração dos pontos de Rede de Atenção à Saúde (RAS). “A participação das regiões está sendo fundamental para garantir a efetividade do PlanificaSUS. A integração e comunicação das equipes fortalecem esse apoio, garantindo atendimentos humanizados à população”, afirmou o secretário.

CASCAVEL – No município de Cascavel, pertencente à 10ª Regional de Saúde, o projeto já havia sido implantado em quatro UBS. Agora, a missão dos tutores regionais é expandir a metodologia para mais 19 unidades.

Para o prefeito Leonaldo Paranhos, as ações conjuntas dos gestores têm um resultado muito positivo e resolutivo no atendimento à saúde da população. “Esse trabalho conjunto, tripartite, traz grandes resultados. A APS é de fato o ponto de partida para o atendimento à população. Fico muito feliz por estar recebendo todos esses profissionais de saúde com esse intuito”, disse.

EM CAMPO – Na prática, em todo Paraná cerca de 8 mil profissionais de saúde, entre profissionais das UBS, gestores, tutores dos municípios e regionais, estão envolvidos no  PlanificaSUS. No início de dezembro, o coordenador nacional do programa, Márcio Paresque, esteve em um evento da Saúde, em Curitiba, e destacou o desempenho do Paraná, acima da média, na comparação com os outros 17 estados participantes, na implementação das ações e adesão dos municípios.

Um projeto-piloto do programa foi inicialmente implantado na 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul do Estado, em 2019, e desde então várias atividades foram desenvolvidas na região para reforçar essa integração, principalmente voltadas para a atenção aos idosos, em parceria com outras áreas da gestão estadual e dos municípios da região. Após dois anos, técnicos e membros do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná expandiram esse processo às quatro macrorregionais de Saúde.

PlanificaSUS é nacional, implantado nos estados e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Ele é executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento o secretário municipal de saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, demais representantes da Sesa, além de diretores de Regionais de Saúde.