Colaboradores conseguem qualificação e crescimento profissional na Copacol

Muito mais do que garantir emprego e renda, a Copacol também oferece oportunidades para que os colaboradores se capacitem e cresçam dentro da empresa.

Ofertado por meio de uma parceria com o Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Curso de Mecânico e Eletricista de Manutenção Industrial capacitou 34 profissionais que receberam o diploma, alcançando uma nova qualificação.

Foram dez meses de aprendizado com o propósito de preparar os colaboradores para desempenhar as atividades na gerência de manutenção, garantindo mão de obra qualificada, além de gerar oportunidades de carreira e desenvolvimento aos formados. Seis dos colaboradores que participaram já foram promovidos. Erik Passoni é um deles. Antes ele trabalhava como operador na Unidade Industrial de Aves e, uma semana antes de concluir o curso, já foi promovido para a Manutenção da Cooperativa. “É uma área que eu sempre gostei. Eu via o pessoal trabalhando e sempre quis. Então quando apareceu a oportunidade de participar da capacitação, eu abracei”, comenta.

A qualificação dos colaboradores faz parte da rotina da Cooperativa, que gera o desenvolvimento do campo e também das cidades abrangidas no Oeste e no Sudoeste do Paraná. A oferta de cursos profissionalizantes para quem já faz parte da empresa é aprovada pelos profissionais que estão em constante busca de crescimento. “Percebemos que a Copacol está pensando no nosso futuro. É uma chance de crescer profissionalmente. Além disso, agora estou fazendo o que eu gosto”, diz Passoni, que não pensa em parar. “Tenho interesse em fazer outros cursos. Estou fazendo agora o NR-10 em Elétrica e quando abrirem mais capacitações, vou participar também”, afirma.

Pryscila Martineli, única mulher da turma, também aproveitou a oportunidade. Ela foi uma das pessoas promovidas: de Operadora de Máquina passou para o setor de Elétrica da Cooperativa. “É gratificante poder participar e me formar. Quando eu vi no painel que iria ter a formação, percebi que era uma oportunidade”. Para atuar no novo setor ela passou por um treinamento, além de fazer o curso NR-10 e Técnico de Segurança no Trabalho. “É gratificante notar como a Cooperativa abre as portas para nós, para nos profissionalizarmos na área em que desejamos atuar. Fico muito grata com a Copacol por fazer isso”, diz.

OPORTUNIDADE

O curso garante uma oportunidade para os colaboradores e também atende a uma demanda existente na empresa para o setor. “Por isso focamos cada vez mais na formação interna, de pessoas que são da Cooperativa e da nossa região. Capacitar profissionais que já fazem parte do quadro de colaboradores traz benefícios a longo prazo. As pessoas fazem carreira conosco”, diz o gerente de Manutenção da Copacol, Lucas Sgarioni.

GRANDE INTERESSE

A Copacol conta com 16 mil colaboradores, que continuamente são incentivados a participar de cursos de qualificação. A preocupação com os profissionais garante à empresa o título de Melhor Empresa do Agronegócio, conforme a LIDE Paraná, além do reconhecimento GPTW (Great Place To Work), uma excelente empresa para se trabalhar. “O que oferecemos é uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento aos nossos colaboradores e, com isso, transformamos todos em trabalhadores mais capacitados. Parabenizamos os colaboradores porque assim construímos uma empresa sólida e forte com a colaboração e profissionalização de cada um”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.

A parceria com o Senai vem proporcionando grande desenvolvimento nas equipes em diferentes setores: os cursos são oferecidos conforme a demanda regional. “Com essa formação os colaboradores estão aptos a ingressar em setores com necessidade de mão especializada. Já realizamos outros cursos e vamos manter essa parceria que garante melhores resultados à Cooperativa e oportunidades aos colaboradores”, afirma Dilson Ledur, coordenador Senai Cascavel.