Certificação ISO 9001: cooperados e colaboradores da Copacol atuam na produção exemplar

Oferecer alimentos saborosos, nutritivos e saudáveis aos consumidores e garantir eficiência em todos os processos internos. Com essa atuação diária, a Copacol acaba de receber novamente a aprovação na auditoria de manutenção da certificação ISO 9001, versão 2015. Fruto do comprometimento dos 16 mil colaboradores e dos 6,7 mil cooperados, que nessa união pela produção exemplar conquista espaço nos mercados interno e externo.

O ciclo de certificação ISO 9001 ocorre a cada três anos e as auditorias de manutenção realizadas pela certificadora SGS são realizadas anualmente, assim como as auditorias internas desenvolvidas pela própria Cooperativa, verificando todos os processos internos, desde projeto, desenvolvimento, abate, processamento, armazenamento, venda e distribuição de carnes de frango, peixes e derivados. “A participação e a transparência de todos foram fundamentais. Percebemos o engajamento e comprometimento nos processos para atingir os objetivos definidos pela Diretoria. O Sistema de Gestão de Qualidade possui uma robustez muito grande e os processos são bem estruturados. A auditoria interna é completa – a equipe como um todo trabalha para ter um sistema eficiente e a consequência é a manutenção dessa certificação”, ressalta o auditor da SGS, Arthur Falcão de Aquino.

Presente no mercado há 58 anos, a Copacol se consolida como uma das maiores agroindústrias brasileiras, com atuação em 76 países. Os rigorosos processos de produção primam pela qualidade e segurança dos alimentos: eficiência atestada por meio das auditorias realizadas continuamente para avaliar o atendimento aos requisitos legais, requisitos da norma auditada e requisitos internos da Cooperativa. “Nossa Cooperativa foi aprovada pela auditoria sem não conformidades, o que nos deixa orgulhosos. Fica o reconhecimento do trabalho de todas as áreas na execução adequada dos processos”, afirma o diretor-secretário, Silvério Constantino.

GESTÃO DE QUALIDADE
Implantado há 20 anos, o Sistema de Gestão de Qualidade mantém intensa atuação em toda a Cooperativa, com isso, os produtos chegam nas mesas de milhões de famílias que confiam na qualidade e no comprometimento de todos os colaboradores. “Alcançamos excelentes resultados demonstrando o amadurecimento do Sistema de Gestão de Qualidade e o envolvimento de todas as áreas. Essa certificação é fruto do trabalho de toda a Cooperativa e demonstra que tudo o que é feito está gerando produtos de qualidade e seguros, atendendo as expectativas dos clientes e cooperados”, afirma supervisora Gestão de Qualidade, Meires Aparecida Vecchio Bertasso.