CD Copacol completa dois anos em operação

Com uma das mais modernas estruturas do Brasil, o CD (Centro de Distribuição) da Copacol completa dois anos de operação logística. Ao todo, as instalações possuem capacidade para armazenar 15,5 mil toneladas de produtos, que possibilitam estocagem da produção total da Cooperativa durante 15 dias. A automatização dos sistemas garante rapidez e eficiência no recebimento e entrega dos produtos. “Passamos por muitos desafios neste período. Tivemos que nos adaptar ao sistema automatizado, a um modelo logístico aprimorado e um novo modelo de execução dos nossos serviços. Com a dedicação de todas as nossas equipes, superamos, aprendemos e conquistamos a consolidação das nossas atividades”, destaca o superintendente de logística da Copacol, Itamar Ferrari.

O CD fica no Distrito de Nossa Senhora da Penha, em Corbélia, na BR-369: o local estratégico permite fácil acesso para o transporte das cargas que chegam das indústrias em Cafelândia, Ubiratã, Nova Aurora e Toledo e encaminhamento dos produtos até a Ferroeste, na BR-277, ou envio das cargas para São Paulo pela própria 369. O CD da Penha abastece outros centros de distribuições da Cooperativa nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Paraná. “Essa estrutura nos possibilitou atender de maneira eficiente todos os nossos clientes, pois temos automação nos processos, uma logística melhor e adaptada às nossas necessidades para que pudéssemos atender o aumento da demanda. Estamos felizes por poder celebrar este tempo em operação, afinal nos proporcionou muito aprendizado e crescimento neste setor tão importante para nossos negócios”, enaltece o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

O fluxo de cargas é acompanhado em tempo real. Além disso, a centralização dos produtos após a industrialização permite maior aproveitamento logístico, reduzindo custos de operação. “Organizamos os produtos para entregas eficientes: a agilidade está no carregamento dos caminhões e na definição da rota até o destino. Nossos operadores verificam o percurso adequado para que possamos atender os nossos clientes antes mesmo do período previsto”, afirma Cristina Moreira, supervisora de distribuição do CD Copacol.

Modernidade
A movimentação dos produtos ocorre por transelevadores, com segurança e agilidade na operação, precisão na armazenagem dos pallets que estão sobre a gestão do software WMS (Warehouse Management System) traduzido do Inglês, Sistema de Gerenciamento de Armazém. Todo o processo de movimentação está sincronizado com esse sistema, que aproveita melhor os espaços, permitindo controlar a rastreabilidade de 17.486 referências em tempo real e garantir a segurança alimentar.