Boa notícia: Frigorífico Astra amplia estrutura após habilitação da China

O Frigorífico Astra, de Cruzeiro do Oeste, há 1 ano foi habilitado para vender carnes para a China e essa oportunidade já resulta em uma série de melhorias e condições de estímulo para a economia de toda a região. Nesta segunda-feira, 25, o deputado federal Zeca Dirceu visitou a empresa e foi informado pelo proprietário, Jeremias Silva Júnior, que a estrutura do frigorífico será ampliada para atender as demandas de exportação.

Zeca Dirceu, que esteve na China junto com o empresário, trabalhando pela habilitação do frigorífico, expressou sua gratidão pela ampliação da produção. “Valeu a pena toda nossa articulação junto ao Ministério da Agricultura, fiquei muito feliz em saber que a população de Cruzeiro do Oeste e região terão mais oportunidade de empregos”, disse.

Atualmente, o Frigorífico Astra conta com 1.130 funcionários trabalhando com carne bovina, e agora, será necessária mais mão-de-obra, pois estão ampliando a capacidade de resfriamento e congelamento para duas toneladas de carne estocada, além do pátio que também será aumentado para que haja 8 caminhões fazendo carga e descarga ao mesmo tempo. “A oferta de empregos para Cruzeiro do Oeste e região também crescerá, estamos enviando um produto da nossa cidade para o outro lado do mundo. Isso é desenvolvimento econômico e social para o nosso povo”, explicou Zeca Dirceu.

A coordenadora do escritório regional do deputado, Rosária Nascimento, que acompanhou a agenda, comentou sobre a importância da geração de empregos para Cruzeiro do Oeste. “É impressionante ter uma empresa da qualidade do Frigoastra aqui em Cruzeiro do Oeste, com a sua expansão teremos significativo aumento da geração de emprego e renda no município”, disse.

Em Umuarama, o deputado também participou, nesta segunda-feira, do lacre e da expedição do primeiro contêiner de 25 toneladas de cortes de frango que estão sendo exportados à China pelo frigorífico da Plusval (Levo Alimentos). “Há 10 dias que o governo habilitou 38 frigoríficos brasileiros, seis deles no Paraná, e neste curto espaço de tempo, a Plusval já está despachando seu primeiro carregamento, o que traduz o resultado do trabalho das viagens do presidente Lula na ampliação e abertura de novos mercados para a produção brasileira”, disse Zeca Dirceu.

Mais empregos para o Paraná e o Brasil

“Com a habilitação de novos frigoríficos, haverá maior a geração de emprego, pois com a grande demanda do mercado chinês, será necessário mais mão-de-obra para a produção, assim como está acontecendo com Cruzeiro do Oeste”, explicou o deputado que articulou habilitação para outros frigoríficos paranaenses.

Dos 38 frigoríficos habilitados, 26 plantas são produtoras de carne bovina – uma termoprocessada e nove de carne de aves. Também foram habilitados quatro entrepostos, sendo um de carne bovina, dois de frango e um de suínos. Em dezembro de 2023, auditores chineses visitaram 18 frigoríficos brasileiros para inspeção – três unidades já eram habilitadas. Já em janeiro, outras 29 plantas foram auditadas por videoconferência. Das 44 empresas inspecionadas, 38 receberam autorização para exportar.

Em 2024, Brasil e China celebram 50 anos de relações diplomáticas. O mercado chinês é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango. Antes dessas autorizações, o Brasil tinha 106 plantas habilitadas para a China: 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e 1 de asininos.

Agora, são mais 24 plantas produtoras de carne bovina, nove de carne de aves e um estabelecimento de carne bovina termoprocessada. Também foram habilitados quatro entrepostos, sendo um de carne bovina, dois de frango e um de suínos. São 144 unidades no total.