Atletismo de Goioerê: resiliência esportiva, superação e resultados positivos em 2021

Assim como o ano passado, 2021 não tem sido um ano comum. A Covid-19 obrigou o mundo a se readaptar e mudar sua rotina, impactado diversos setores, entre eles o do esporte. Mas mesmo com todas as dificuldades, o atletismo de Goioerê vem colecionando resultados positivos em nível estadual e nacional.

Felipe Pacheco, professor de atletismo da equipe goioerense, conta orgulhoso o feito do atleta Igor Silvestre de Lima de Jesus, que no mês de agosto deste ano, participou do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa. Igor ficou em 5º lugar na prova do Decatlo. “Uma colocação muito boa e como ele ainda tem idade, estamos apostando nele para o próximo ano”, comenta o professor, citando que Igor é o 5º nessa categoria em nível nacional.

Outro atleta que é orgulho do atletismo de Goioerê, é Carlos Eduardo Ribeiro Fraile, que esteve participando no início deste mês, do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa. Eduardo competiu pela categoria sub-16 nas provas de 100 e 3000 metros com barreiras, faturando o 9° e 19° lugares respectivamente.

Felipe acredita que pesou contra o atleta, algumas dificuldades como a pista, pois em Goioerê o treinamento é em brita e na competição, pista sintética. “Mas tudo isso serve de aprendizado e busca de evolução para as próximas que estão por vir. A tendência agora é melhorar”, destaca o professor, citando que o atleta ainda terá o Campeonato Paranaense, agendado para esse final de ano, para tentar buscar marca e se firmar no top 3 do Brasil, ele que já está em 10° do ranking brasileiro.

O professor Felipe explica ainda que por conta da pandemia, houve um período em que os treinos foram suspensos e alguns atletas chegaram a parar, mas aos poucos foram retomando os treinos individuais. “A pandemia atrapalhou, inclusive a rotina de treinos, mas se sobressaiu a força de vontade dos atletas, que mesmo com todas as dificuldades, fizeram bonito nas competições deste ano”, frisa o professor.

São muitos atletas de Goioerê que têm se destacado em competições de nível estadual e nacional, como Arthur Henrique de Oliveira, vice-campeão do hexatlon nos Jogos Escolares do Paraná. Arthur acabou convocado para integrar a Seleção Paranaense na fase brasileira no Rio de Janeiro, agendada para acontecer entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.

Finalizando, o professor Felipe cita que o atletismo de Goioere esteve presente nos Jojups e JAPs, disputado em Cascavel no CNTA, com os atletas participando do Jojups Igor Silvestre de Lima de Jesus, que ficou na sexta colocação do salto em distância e em quinto lugar na prova dos 100 metros rasos que teve os resultados mais expressivos.

Goioerê contou ainda com a participação do atleta Matheus Padilha – no JAPs – onde competiu nas prova dos 100 e 400 metros, além de Guilherme Fanti nas provas do lançamento do disco e arremesso do peso.

Já no JAPs, Goioerê contou com Felipe Martins Pacheco, que ficou em segundo lugar da bateria e ficando em sexto lugar na grande final dos 110 metros com barreiras. Já no 400 metros com barreiras, o atleta goioerense ficou na oitava colocação.