2º Encontro de Gestão de Políticas para Mulheres reúne técnicos do governo federal

Começou nesta quarta-feira (28) o II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres promovido pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) na PUC/PR, em Curitiba. O primeiro dia foi marcado por uma oficina de planejamento sobre políticas públicas e contou com a participação e colaboração da equipe do Ministério das Mulheres. Participaram técnicos, gestoras e gestores de políticas para mulheres, secretárias, prefeitos e prefeitas, integrantes do sistema de Justiça e membros de conselhos.

A secretária Leandre Dal Ponte participou da abertura e destacou a participação do governo federal no evento promovido pelo Governo do Estado. “É uma oportunidade única que temos de reunir governo federal, Estado e municípios para debater e compartilhar experiências, demandas e assumirmos compromisso de forma compartilhada sobre políticas para mulheres”, pontuou. “Além disso, as apresentações feitas pelos técnicos do ministério agregam conhecimento para os gestores do que o governo federal tem a ofertar para os municípios”.

O chefe de Divisão de Projetos do Ministério das Mulheres, Tiago Vaz, disse que o objetivo foi orientar a elaboração de projetos estruturados para os municípios. “Viemos demonstrar um pouco das técnicas de trabalho da esfera administrativa para que as ideias possam ser mais estruturadas e as entregas efetivamente viabilizadas”, explica. A pasta federal organiza programas de capacitação, combate à intolerância e organiza os canais de denúncia de violações.

Para Regina Queiroz, coordenadora de Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) no Ministério das Mulheres, o trabalho em parceria com o Paraná vai auxiliar no olhar dos municípios para esse segmento. “Desenvolvemos políticas para mulheres fortes e prioritárias, como o enfrentamento da violência contra a mulher, a estruturação de secretarias da mulher com as prefeituras e a necessidade de estimular e dar apoio a econômica para mulheres”, explicou.

CARAVANA – O II Encontro Estadual de Gestão de Políticas Públicas para Mulheres acontece logo após o lançamento da segunda temporada da Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres. A edição deste ano tem como tema o “Fortalecimento da Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres”. A ideia é percorrer o Estado promovendo ações de fortalecimento do atendimento e empoderamento das mulheres. A programação é realizada em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Nesta semana o Governo do Estado também anunciou um repasse de R$ 20 milhões aos municípios, instituiu o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres no Estado do Paraná e o Colégio de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres e anunciou a implementação de pequenas unidades do Banco da Mulher Paranaense nas cidades.