Colheita do milho de inverno já chega a 20% na região da Copacol

A redução de área semeada, e a época do plantio, que nesta safra foi um pouco mais tarde, são alguns dos reflexos ocasionados pelo atraso na colheita da soja, que agora estão sendo sentidos pelos cooperados que estão a campo realizando a colheita do milho segunda safra na região da Copacol. Outro fator que também influenciou na queda de produtividade, foi a estiagem registrada durante o ciclo de desenvolvimento da cultura, principalmente nos meses de abril e maio.

No raio de atuação da Copacol, nesta safra foi semeada uma área aproximada de 150 mil ha. Diante do bom momento do mercado na época do plantio, os produtores investiram na cultura do milho de inverno motivados pelo bom momento que vivia o mercado à época da semeadura.

“O clima interferiu consideravelmente no ciclo da cultura. Algumas regiões as chuvas foram um pouco mais regulares em outras menos, o que causou uma grande variação na condição das lavouras na região da Copacol”, diz o engenheiro agrônomo Tiago Madalosso.

Segundo Tiago, a produtividade deverá ser menor que na safra passada, parte pela semeadura mais tardia e partes pelas condições climáticas. O percentual de redução varia entre 5% e 40%, dependendo da região. A rentabilidade proporcionada pela cultura do milho ao produtor ainda é boa em função das condições comerciais do grão no momento.

“Até o momento, pelos levantamentos a média de produtividade está em 240 sacas por alqueire, porem tende a cair conforme a colheita avança sobre as áreas semeadas mais tardiamente, sendo que a estimativa de produtividade final está entre 210 e 220 sacas”, destaca Tiago.

Com relação ao recebimento da safra, ele conta que a Cooperativa promoveu investimentos nas suas estruturas para agilizar o processo de recebimento, secagem e fluxo dos grãos.

“Para poder atender os cooperados no recebimento da safra neste período de pandemia todos os cuidados e o cumprimento das recomendações dos órgãos de saúde estão sendo seguidos à risca para garantir a segurança dos cooperados e colaboradores durante a entrega da produção, como por exemplo a obrigatoriedade do uso de máscara e o distanciamento social”, conclui.

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário