Peso Saudável: programa ajuda pessoas no combate a obesidade

A Prefeitura de Goioerê, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta segunda-feira, programa Peso Saudável, com a proposta de auxiliar pessoas no controle do peso e prevenção da obesidade.

De acordo com a nutricionista Priscila Lima, todas as unidades de saúde receberão o programa, conforme o calendário  montando de acordo com os dias de atendimento da nutricionista.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

A nutricionista explica que foi identificado, especialmente nesse período de pandemia, um número significativo de pessoas acima do peso, certamente por ficarem mais isoladas, ansiosas e pelo consumo excessivo de produtos industrializados.

De acordo com Priscila, o grupo tem como principal objetivo prevenir o ganho de peso corporal, como salientar o risco das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes e hipertensão.

A nutricionista cita que trabalhar com prevenção ainda é o melhor remédio. “Não podemos esperar o problema chegar”, destaca ela.

Pelo cronograma, o programa segue nesta terça-feira, na UBS de Jaracatiá, com atendimento das 14 às 16 horas. Na quarta-feira será a vez da UBS Vila Guaira, das 9 às 11:30 horas e à tarde, das 15 às 17 horas, no Posto Central.

Já na quinta-feira, dia 23, o atendimento será na UBS do Jardim Universitário das 9 às 11 horas e na sexta-feira na UBS Candeias das 15 às 17 horas. No sábado o programa atende na UBS Tropical, das 14:30 às 16:30 horas.

Dentre as atividades a serem realizadas, será feita a  avaliação antropométrica (pesagem e aferição da altura) e educação alimentar e nutricional. Os participantes serão acompanhados mensalmente.

Por conta das medidas de prevenção à Covid-19, a nutricionista explica que os grupos serão reduzidos e as pessoas interessadas devem ligar na UBS do seu bairro e dar o nome na lista de espera.