No Brasil, máscaras voltam a ser obrigatórias nos aeroportos e aviões

Desde ontem o uso de máscara nos aeroportos e dentro dos aviões, está sendo obrigatório. A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – devido ao aumento de novos casos da Covid-19.

A obrigatoriedade do uso da máscara esteve em vigor entre 2020 e 17 agosto de 2022, período em que os casos de Covid estavam em alta no Brasil e em vários países do mundo.

O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, explica que o tema das máscaras em aviões voltou a ser debatido depois de a agência ter recebido manifestações de especialistas e entidades como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

Além de terem enviado ofícios nos quais alertavam para o aumento dos casos, de internações e de mortes por Covid-19, as entidades também foram ouvidas em reunião nesta semana e alertaram para a necessidade de adoção de medidas para frear o novo repique dos casos.