Janiópolis: município tem 1,3% de infestação do mosquito da dengue

Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde concluíram nesta semana, mais um Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti – LIRA – que detectou a presença de 1,3% de infestação predial.

De acordo com os dados, foram visitados 236 imóveis no município – entre residências e pontos comerciais – sendo que em 3 deles foram encontrados focos do mosquito. O índice de 1,3% é considerado de médio risco.

Foi o primeiro LIRA do novo período sazonal que começou em agosto e vai até o final de julho do próximo ano e segundo o coordenador de Endemias em Janiópolis, Paulo Dioni Juventino, chama a atenção da população para que os cuidados se tornem rotina semanal para eliminar criadouros do mosquito da dengue.

A equipe já fez um mapeamento da cidade para implementar as ações de combate ao mosquito, com ênfase nas localidades onde apareceu o maior índice de proliferação.

BLOQUEIO: – No sábado passado, devido ao registro de um caso suspeito de dengue, os Agentes de Endemias realizaram um bloqueio pontual nas proximidades da residência onde mora o paciente. A secretária de Saúde, Mônica Regina Souza informou que toda vez que surge um caso de pessoa com sintomas de dengue é feito esse bloqueio, num raio de 8 a 12 quarteirões em volta da residência dessa pessoa.

ORIENTAÇÃO: – Em caso de suspeita de dengue, a orientação é que a pessoa procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde. Os principais sintomas da dengue são: febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de cabeça e cansaço.