Junho laranja: conscientização sobre a anemia e a leucemia

O mês de junho foi escolhido para conscientizar a população sobre a anemia e a leucemia, doenças que afetam o sangue.

O junho laranja serve para que a população entenda os sinais de alerta e procure um especialista o mais precoce possível, a fim de se evitar que essas desordens hematológicas evoluam e se tornem ainda mais graves.

Os dois problemas ocorrem no sangue, mas possuem muitas diferenças. A anemia pode ser notada por meio do hemograma pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue, tendo como principal sintoma o cansaço. Ela não é uma doença e sim um sinal importante do corpo que pode indicar doenças mais graves, como a Leucemia.

Já a anemia pode ser causada por diversos fatores: falta de nutrientes como ferro, vitamina B12, ácido fólico, além da destruição das hemácias por algum evento autoimune, hemorragias agudas ou mesmo pela falha de produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos que se origina na medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes produzidos descontroladamente reduzem o espaço na medula óssea para a fabricação das outras células que compõem o sangue, dificultando suas funções.

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 99900-1503 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário