Hemonúcleo busca doação de plasma de pacientes que já tiveram Covid-19

A direção do Hemonúcleo de Campo Mourão está pedindo às pessoas já tiveram a doença e se recuperaram da Covid-19, para que faça a doação de plasma, componente sanguíneo que pode concentrar uma grande quantidade de anticorpos que agem no combate ao Coronavírus.

A campanha vem sendo realizada desde o ano passado e nesta semana o Hemonúcleo voltou a pedir a doação a pacientes já curados da Covid.

Para fazer a doação, o paciente recuperado precisa esperar até 45 dias do diagnóstico do RT-PCR ou 30 dias após o fim dos sintomas. Também é necessário agendar a coleta no telefone (44) 9.9978-3811.

O sangue do doador é analisado para ver a quantidade de anticorpos IgG (Imunoglobulina G) circulante. Caso haja uma boa titulação de anticorpos, é feita a produção. Cada bolsa de sangue produz 200 ml de plasma hiperimune.

Entre os critérios exigidos do paciente doador estão: ter idade entre 18 a 59 anos; apresentar impresso o resultado para Covid-19; não ter  sido submetido à ventilação mecânica nos últimos 12 meses; não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses;.

Já para as mulheres, a doadora não pode ter tido nenhuma gestação/aborto; ter saído do isolamento – mínimo de 30 dias e no máximo 180.

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário