Goioerê começa vacinação de pessoas com comorbidades nesta quarta-feira

A Secretaria de Saúde de Goioerê vai iniciar nesta quarta-feira, o esquema de vacinação para pessoas com comorbidades. Para receber a vacina, a pessoa precisará apresentar um atestado especial, que será preenchido pelo médico, especificando o tipo de doença.

As pessoas que tiverem as doenças relacionadas no esquema de vacinação e que têm atendimento pelo SUS, deverão procurar a unidade de saúde onde são atendidas. Lá elas poderão solicitar o atestado.

Já as pessoas que tem tratamento fora do SUS devem retirar o modelo de atestado, para que ele possa ser preenchido e assinado pelo seu médico.

A secretária Gabriela Martins explica que entre as doenças que se enquadram no esquema de comorbidades estão hipertensão resistente – com uso de três medicamentos ou com lesão no órgão alvo; doença pulmonar obstrutiva crônica; insuficiência renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; demais indivíduos imunossuprimidos; anemia falciforme e obesidade grau 3.

Ainda segundo a secretária, a vacinação segue o plano estadual de imunização. “Há um esquema vacinal estadual e nós estamos seguindo aquilo que está nas orientações da Secretaria de Estado da Saúde”, disse ela.

Dentro desse plano, já foram vacinados profissionais de saúde e os idosos com idade acima de 60 anos, bem como pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos e os pacientes que fazem hemodiálise.

Agora serão vacinadas as gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) maiores de 18 anos, e as comorbidades, estritamente dentro do que estabelece o Ministério da Saúde.

3 thoughts on “Goioerê começa vacinação de pessoas com comorbidades nesta quarta-feira

Deixe um comentário