Dengue: fique atento aos sintomas da doença que pode levar à morte

Transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença que pode ser letal. Seus sintomas são variados, como febre alta, enxaqueca, dor atrás dos olhos, dor no corpo e manchas avermelhadas espalhadas pela pele.

De acordo com profissionais de saúde, a fase febril da doença pode durar entre três a cinco dias e após esse período, o paciente pode ser curado ou passar para a forma grave, apresentando dores abdominais intensas e contínuas, vômito persistente, sangramentos de mucosas (ouvido, nariz, gengivas, entre outros) e aumento do fígado.

Para que o tratamento seja realizado de forma adequada, é necessário procurar auxílio médico logo nas primeiras manifestações da doença. Além disso, a população deve estar empenhada na eliminação dos possíveis focos do vetor.

Em Goioerê, uma equipe da prefeitura tem trabalhado todos os dias na orientação e prevenção à doença, mas infelizmente a falta de conscientização tem sido grande por parte da população.

Agentes de endemias citam que ações simples como manter as caixas d'água bem vedadas; verificar se não existe água acumulada em vasilhas no quintal; sacolas e copinhos plásticos, além de descartar lixos, entulhos e pneus nos locais adequados, devem ser realizadas semanalmente para interromper o ciclo de reprodução do inseto.

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

 

Deixe um comentário