250 mil peixes foram soltos no rio que é afluente do rio Paraná

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, prefeituras (Jesuítas, Formosa Do Oeste, Quarto Centenário, Assis Chateaubriand, Nova Aurora, Iracema Do Oeste e Goioerê) e a sociedade organizada, promoveram neste sábado (23) soltura de alevinos. Mais de 250 mil peixes foram soltos no rio Piquiri. As ações aconteceram em Nova Aurora e Formosa do Oeste, e foram acompanhadas por crianças das comunidades e amigos do Rio Piquiri.

A iniciativa faz parte do programa Educação Ambiental para Bacias Hidrográficas, lançado na última sexta-feira (22), em evento no Litoral do Paraná. O programa visa à preservação da vida aquática nas 16 bacias hidrográficas do Paraná, oferecendo melhores condições para seu desenvolvimento e, assim, garantindo água para todos, explica o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes.

O prefeito de Jesuítas, Junior Weiller, esteve presente ao evento e também falou da importância da ação. Iniciativas como está são sempre bem vindas. As comunidades locais se mobilizando para garantir uma conscientização ambiental. Os rios são importantes para todos. Para os agricultores, para o turismo, para pescadores e para a população em geral, ou seja, preservar os rios é fundamental para o ciclo da vida.

Várias autoridades estiveram presentes. O governador do Estado, Ratinho Junior, havia agendado sua presença, porém, não pode comparecer. O deputado Estadual Marcel Micheletto, que é de Assis Chateaubriand, fez questão de prestigiar o evento. Já fazemos isso há algum tempo, numa parceria com o Rotary e, dessa vez, não seria diferente, afirmou o deputado que, mais uma vez, elogiou a inciativa.

SOLTURA DE PEIXES – No Interior, para repovoamento e preservação de espécies nativas nas bacias hidrográficas, foram realizadas solturas das espécies pacu, piaparas, curimbatá, dourado e lambari. Na Ponte do Rio Piquiri (afluente do Rio Paraná), entre Nova Aurora e Quarto Centenário e entre Formosa do Oeste e Quarto Centenário, foram soltos 250 mil peixes. Os peixes foram doados pelo Instituto Terra e a ação contou com a parceria da Copacol, Prefeituras de Nova Aurora, Cafelândia, Jesuítas, Quarto Centenário e Formosa do Oeste, Associação de Pescadores Nova Pesca de Nova Aurora, Instituto das Águas do Paraná e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).