Vereadores vão a Brasília em busca de Centro de Hemodiálise para Goioerê

Os vereadores de Goioerê, Helton Maia, Luci Alvino e Fábio Plaza, viajaram na madrugada desta terça-feira para Brasília, onde têm uma série de compromissos agendados, entre os quais, audiência no Ministério da Saúde, onde vão buscar viabilizar a implantação de um Centro de Hemodiálise no município.

Segundo o vereador Helton Maia, muitos munícipes têm sofrido para fazer o tratamento de hemodiálise, sendo obrigado a saírem de madrugada de Goioerê para Campo Mourão.

“Não tem sido fácil para aqueles goioerenses, que para realizar esse tratamento têm que se deslocar daqui para Campo Mourão. Isso traz sofrimento não só para ele, mas para seus familiares. E se a gente conseguir disponibilizar esse serviço em Goioerê diminuirá este sofrimento e também a despesa do município”, explica o parlamentar.

O vereador Fábio Plaza cita que a ideia é que seja fornecido tratamento adequado com profissionais especializados, sem a necessidade de deslocamento para outras cidades. “Quem conhece esse tratamento sabe a dificuldade que é. Por isso queremos que Goioerê tenha esses equipamentos”, comenta.

A vereadora Luci Alvino destaca que esta é uma reivindicação justa e que o centro de hemodiálise seria uma conquista não só para Goioerê, mas para toda a região. “Sem dúvida, essa é uma demanda regional e não somente da nossa cidade”, disse.

O QUE É: – A hemodiálise é um processo no qual uma máquina limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho que um rim doente não consegue fazer. Os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem do nosso sangue, que reabsorve várias substâncias úteis ao nosso organismo.