Taxa de mortalidade na Santa Casa está abaixo dos índices nacionais

O Hospital Santa Casa de Goioerê tem taxas de mortalidade por Covid-19 inferiores às registradas em nível nacional. É o que aponta um levantamento realizado pela direção da instituição e divulgado nesta terça-feira, dia 03.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Segundo o levantamento, desde que a UTI do hospital entrou em funcionamento, em junho de 2020, até o mês de julho deste ano, a Santa Casa atendeu 1.032 pacientes diagnosticados com ao Covid-19. Destes, 141 faleceram em decorrência da doença, com a entidade registrando uma taxa de 13,66% de mortes de pacientes positivados com o Coronavírus.

O prefeito Betinho Lima, ao tomar conhecimento dos números, esteve na Santa Casa para parabenizar a equipe médica quando destacou o trabalho da atual diretoria, que teve um grande desafio neste período de pandemia, de manter a equipe motivada e comprometida com um atendimento de excelência.

Betinho disse que não há o que comemorar, já que a perda de cada uma das vidas levadas pela pandemia dói, mas que se não fosse a UTI, Goioerê poderia ter perdido muitas outras vidas. “Centenas de vidas foram salvas graças ao trabalho realizados pelos profissionais da Santa Casa e da Secretaria de Saúde. Estão todos de parabéns”, disse ele.

De acordo com o levantamento da Santa Casa, no período de junho de 2020 a julho de 2021, a UTI de Goioerê internou 334 pacientes. Vale destacar que neste ano, no ápice dos casos positivo no Paraná, a UTI chegou ao colapso com pacientes na fila de espera por uma vaga.

Ainda segundo o levantamento, dos 334 pacientes – de várias cidades do Paraná  – 222 receberam alta 111foram a óbito e 9 continuaram internados neste período. Com isso, a taxa de mortalidade de pacientes da UTI na Santa Casa de Goioerê foi de 33,23%.

Ao comentar os números, o médico intensivista, Eder Abelha Flavio, afirma que é “um orgulho esse resultado”. Ele lamentou as mortes e destacou que em todos os casos, a equipe não desistiu de nenhum paciente utilizando os melhores protocolos, o que permitiu salvar muito mais vidas e garantir à Santa Casa uma posição de destaque.

Já em relação à Clínica Covid, dos 698 pacientes que deram entrada no Hospital Santa Casa diagnosticado com Coronavirus, no período de março 2020 a julho 2021, 668 deles receberam alta e 30 entraram em óbito, com uma taxa de mortalidade de 4,2 %.

O médico Eder Flavio classificou os números como excelentes. “Não sei de serviço que teve uma mortalidade hospitalar para Covid tão baixa. Parabéns aos envolvidos”, comemorou ele, enfatizando que a Santa Casa de Goioerê está com número abaixo da média de mortalidade hospitalar do Brasil, que é de 38%.