Segunda dose de reforço contra Covid para adultos já está liberada no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde, está informando que segue liberada no Paraná, a aplicação da segunda dose de reforço ou quarta dose contra a Covid-19 em pessoas acima de 18 anos que tenham tomado a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.
Anteriormente, a recomendação era que essa dose fosse aplicada somente no público acima de 40 anos. Agora, os municípios deverão definir estratégias próprias de chamamento e aplicação do novo reforço.
A orientação foi formalizada na quarta-feira passada por meio da deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná. Segundo a comissão, a ampliação será realizada enquanto houver disponibilidade de vacinas contra a Covid-19 nos municípios e a depender de novos envios de doses por parte do Ministério da Saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, explica o motivo da mudança. “O Paraná tem disponibilidade de vacinas e a baixa procura por esses imunizantes preocupa, assim como a constante aparição de novas variantes da doença”, cita ele.
Ainda segundo o secretário, as prefeituras que ainda não ampliaram a oferta da vacina, poderão fazer um novo chamamento buscando aumentar essa cobertura vacinal e proteger a população.
Segundo um levantamento parcial da Sesa, cerca de 500 mil vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e nos municípios.