Secretária responde questionamentos de vereadores e ‘enquadra’ Márcio Lacerda

O plenário da Câmara Municipal de Goioerê ficou lotado na noite de ontem, quando a secretária de Saúde do município, Gabriela Martins, respondeu a diversos questionamentos dos vereadores e aproveitou para ‘enquadrar’ Márcio Lacerda.

Lacerda, que é ‘marinheiro de primeira viagem’ na Câmara Municipal, teria feito uma ‘live’ na semana passada, quando questionou sobre a possível falta de medicamento nas UBS e também falta de transparência nas ações do setor.

Ao responder ao vereador, a secretária enfatizou que todas as ações que a saúde realiza, como compra de medicamentos, número de consultas, exames e outros procedimentos, estão estampados no Portal da Transparência e podem ser acompanhados diariamente por qualquer cidadão.

Com relação às insinuações do vereador, que disse ser preciso mais transparência, inclusive divulgação em rádios e jornais da cidade, a secretária disse que todas as ações da saúde, inclusive com números, são apresentadas em audiências públicas, mas que infelizmente quem mais questiona não aparece para acompanhar as prestações de contas.

Já em relação à falta de medicamentos, tão alardeada pelo vereador Márcio Lacerda, Gabriela disse que este não é um problema provocado pelo município de Goioerê, mas pelas empresas que não têm os medicamentos ou não querem vender por causa do preço que está oscilando muito. “Infelizmente, tem muitas empresas que não estão nem participando das licitações por causa dos preços dos produtos que tem oscilado muito”, disse.

A secretária disse ainda, que somente no ano passado, foram distribuídas mais de 3 milhões e 900 mil unidades de medicamentos em Goioerê. “O volume de remédio que a gente distribui é muito grande e por conta da pandemia houve uma sobrecarga na saúde, mas já está tudo sendo normalizado”, afirmou.

No geral, os vereadores disseram ter ficado satisfeitos com os esclarecimentos da secretária, que mostrou ter muito conhecimento sobre a pasta e firmeza nas palavras e nas ações que realiza.