Rodízio no abastecimento de água em Goioerê pode ser suspenso em 45 dias

Técnicos da Sanepar que estiveram na Câmara Municipal na noite desta segunda-feira, 2, informaram que o rodízio de água que tem afetado Goioerê desde o mês de maio, pode ser suspenso dentro de 45 dias.

Segundo os técnicos, entre as medidas estão a perfuração de dois novos poços, um perto do Parque de Exposições e outro junto ao reservatório no centro da cidade. “Estes dois poços serão interligados nos próximos dias”, disse o gerente regional da Sanepar no Noroeste, Sérgio Augusto Portela.

De acordo com Portela, esse conjunto de medidas permitirão o fim do rodízio, mas apenas com a ativação de um poço junto ao Rio Água Branca, o que acontecerá de forma paulatina nos próximos meses, com previsão de conclusão em 14 meses, haverá a solução definitiva.

Araceli Eliane Pendiuk Stela, gerente regional de Campo Mourão, explicou que o motivo da implantação do rodízio foi a queda de vazão dos poços e minas da Sanepar. Segundo ela, os dois poços do distrito de Jaracatiá, que produziam 150 metros cúbicos de água por dia, agora não passa de 45 metros cúbicos.

Conforme os técnicos, o consumo diário de água em Goioerê é de 6.000 metros cúbicos e a produção hoje está em torno de 5.000 metros cúbicos, o que forçou a implantação do rodízio.

WhatsApp