Projeto aprovado pelos vereadores define junho como o mês de proteção aos idosos

Os vereadores de Goioerê aprovaram na sessão plenária desta segunda-feira, em primeira votação, projeto de lei que cria no município a campanha ‘Junho Violeta’. A proposta é do vereador e presidente da Câmara Municipal, Herley Kleber Dantas de Oliveira – o Paraíba.
A proposta, segundo o vereador, tem como objetivo chamar a atenção da população para os diferentes tipos de violação de direitos dos idosos, estimular a prática da denúncia e ainda promover o enfrentamento e prevenção à violência contra a terceira idade.
Durante sua fala, na sessão plenária, ‘Paraíba’ explicou que a violência contra a pessoa idosa se apresenta de diversas formas, como física, financeira, psicológica, verbal, sexual, bem como através do abandono e falta de cuidado quanto às necessidades básicas, como alimentação e moradia.
“Infelizmente nossos idosos têm sido vítima de muitas violações e nós precisamos nos atentar para isso”, disse ele, citando que é comum netos e filhos usarem o cartão de crédito, por exemplo, sem que o idoso saiba. “Também é comum financiamentos no nome de idosos, que acabam endividados sem saber”, citou.
Pelo projeto, o mês de junho fica instituído como o mês para a proteção aos idosos, sendo que a concretização da população será feita através de campanhas institucionais, palestras e encontros nas comunidades. “Um projeto importante e que eu quero agradecer aos colegas por nos ajudar a aprová-lo”, frisou Paraíba.

DADOS: – Dados de entidades como a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, apontam que em 2022, que a violência contra a pessoa idosa aumentou muito, especialmente durante a pandemia.
De janeiro a junho de 2022 foram registradas 35 mil denúncias de abuso contra idosos. Em mais de 87% das denúncias – 30.722 – as violações ocorreram na casa onde o idoso reside.
Os dados mostram ainda, que 60% das vítimas são mulheres e 87% das agressões são realizadas pelos filhos, vizinhos e netos.