Neste domingo comemora-se o Dia dos Pais

Domingo, 14 de agosto, Dia dos Pais, data pensada para fortalecer os laços familiares e celebrar a figura daquele, que ao lado da esposa, é o provedor, o sacerdote da casa.

E para quem não sabe, a ideia de comemorar o Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americada, resolveu homenagear seu pai.

O desejo de Sonora, segundo a história, surgiu ao ouvir um sermão dedicado às mães. Ela se animou e buscou agradecer ao pai pela dedicação aos filhos após ter perdido sua esposa no nascimento de seu sexto filho. Ele teria criado os filhos sozinho e era visto pela filha como um herói.

Em 1910, com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, a sua petição para que a data se tornasse oficial. Assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.

No Brasil, a data é muito celebrada, com os filhos aproveitando a oportunidade para presentear seus pais, abraças e dizer que amam.

Importante ressaltar, que nos últimos anos a tradicional família brasileira, vem ganhando novas e mais diversas configurações. Com isso, vem se tornando cada vez mais comum as famílias com pais solteiros (monoparentalidade), pais divorciados que dividem a guarda do(s) filho(s), divorciados que unem as famílias, padrastos que na prática assumem o papel de pais e também casais homoafetivos, com dois pais.