Marco Legal do Saneamento começa a ser discutido entre Prefeitura e Sanepar

A Prefeitura de Goioerê e a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar – iniciaram na última quarta-feira (28), as tratativas para alterações no contrato do município com a empresa, visando adequações ao Marco Legal do Saneamento.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

A primeira reunião para tratar do assunto aconteceu no gabinete do prefeito Betinho Lima e contou com a participação de diretores da Sanepar, entre os quais, a gente regional Araceli Pandiuk.

De acordo com o prefeito Betinho, esse foi o primeiro encontro para discutir o marco legal e buscar garantir o termo de aditivo ao contrato de concessão dos serviços de água e esgoto do município, cujo contrato foi assinado no ano de 2015 para o período de 30 anos.

O prefeito explica que o termo aditivo é uma exigência da nova legislação, que estabelece metas para serem cumpridas pelo poder público até 2033, quando 90% da população deverá ser atendida com rede de esgoto e 100% com o abastecimento de água.

Durante o encontro, o prefeito Betinho apresentou aos diretores da Sanepar, uma exigência do município. Ele quer o sistema de esgoto seja ampliado para até 80% das residências de Goioerê ao final do seu mandato, que deve ser concluído no ano de 2024.

“A Sanepar é uma empresa do governo estadual, que tem atendido bem nossa cidade. Mas precisamos que essa parceria traga mais benefícios para Goioerê e por isso fizemos essa exigência para aditivarmos o contrato”, destacou o prefeito.

Outra exigência apresentada pelo prefeito Betinho, diz respeito a obras de melhoria na distribuição de água em alguns bairros da cidade. Os diretores da empresa afirmaram que a proposta será levada para discussão e que nos próximos dias Betinho será convidado para discutir os termos desse aditivo.

Na reunião também foi falado do plano municipal de saneamento, que também é uma exigência da nova lei de saneamento no Brasil. Em breve a prefeitura deverá realizar audiências públicas para apresentar à comunidade o que foi estabelecido de forma concreta para investimentos na área de água e esgoto em Goioerê.