IFPR lança Processo Seletivo 2025 com novas regras de ingresso

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) lançou oficialmente a campanha do Processo Seletivo 2025, que oferece vagas em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. A partir do próximo dia 20, o edital do processo seletivo será divulgado com informações detalhadas sobre o número de vagas por curso, as regras de inscrição e as políticas de inclusão adotadas pela instituição.

Uma das principais novidades deste ano é a mudança no critério de seleção dos candidatos para os cursos técnicos. Em vez de uma prova, a seleção será realizada por meio da análise do histórico escolar dos candidatos. Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, serão consideradas as notas de Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos. Já para os cursos subsequentes, serão analisadas as notas dos dois primeiros anos do Ensino Médio nas mesmas disciplinas. Para os cursos de graduação, será utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que poderá ser de qualquer edição realizada nos últimos dez anos.

Inscrições: – O período de inscrições para os cursos técnicos do IFPR vai de 03 de outubro a 01 de novembro de 2024. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e subsequentes.

Para os cursos de graduação, as inscrições começam no mesmo dia, 03 de outubro de 2024, e vão até 17 de janeiro de 2025. O custo da inscrição é de R$ 50,00. Entre os dias 03 e 15 de outubro de 2024, os interessados em solicitar a isenção da taxa poderão fazê-lo. Nos cursos de licenciatura, a inscrição será gratuita.

Gratuidade: O IFPR se destaca por ser uma instituição vinculada à administração pública federal, o que garante a gratuidade de seus cursos. Não há cobrança de mensalidades ou outras taxas além da inscrição no processo seletivo.

Com mais de 30 mil alunos matriculados, o IFPR está presente em 28 cidades do Paraná, desde municípios de pequeno porte até grandes centros. Oferece 436 cursos em diversas modalidades, que vão desde o nível técnico integrado ao Ensino Médio até a pós-graduação lato e stricto sensu. A instituição também disponibiliza cursos de formação inicial e continuada, voltados à qualificação profissional de diferentes públicos.

WhatsApp