Em Goioerê, detentas vão fabricar perucas para mulheres com câncer
Detentas da Cadeia Pública de Goioerê, iniciam nos próximos dias a produção de perucas para atender pacientes que enfrentam tratamento contra o câncer. O anúncio foi feito nesta semana, pela coordenadora do Depen em Goioerê, Janaína Montenegro.
De acordo com Janaína, a iniciativa é das mais importantes e visa oferecer ocupação produtiva às custodiadas ao mesmo tempo em que beneficia diretamente à população vulnerável. A ação tem parceria com o Conselho da Comunidade e do Rotaract Clube.
Conforme Janaína, os recursos para a compras da máquina usada para a confecção das perucas será viabilizado através do Conselho da Comunidade. Segundo ela, o Depen conseguiu um profissional para a realização do treinamento e capacitação das detentas para o trabalho.
Além de aprenderem um novo ofício, com o trabalho, as detentas recebem remição na pena. “É um projeto de ressocialização, onde as presas trabalham e com isso reduzirem as suas penas, mas também realizam um trabalho social inédito no Paraná”, diz Janaína.
A direção do Rotary, através do Rotaract, está empenhada em conseguir a doação de cabelos para a confecção das perucas.