Dengue: aumento de casos alerta para nova epidemia em Goioerê

O município de Goioerê aparece na liderança em casos de dengue nesse início de novo período epidemiológico, iniciado no último dia 28 de julho. Na semana passada, os primeiros três casos da região foram registrados em Goioerê (2) e Peabiru (1).

No boletim atual, divulgado na terça-feira (3), Goioerê foi para quatro confirmações e Peabiru se manteve com 1, assim como Campo Mourão e Ubiratã. Nova Cantu aparece com dois casos.

Os números, segundo consta, estão dentro do esperado, mas servem de alerta para as autoridades para que a cidade não enfrente uma nova epidemia da doença, como aconteceu no ano passado.

Para isso, a conscientização da população é fundamental, especialmente no sentido de manter seus quintais limpos, não deixar água parada e evitar o descarte de sacolas e copos plásticos em terrenos baldios.

É importante lembrar que apesar de estarmos no período de inverno, a cidade tem registrado temperaturas altíssimas e incompatíveis com a estação do ano, sendo necessária o comprometimento da população em cuidar das residências e terrenos baldios.

Em relação ao vetor, Agentes de Endemias citam que foi observado alteração com os mesmos se adaptação às alterações climáticas, tornando apenas mais lento seu ciclo de reprodução no clima mais frio.

DENGUE MATA – Outra colocação importante, é de que se deve lembrar que a dengue mata, sendo o risco maior para aqueles que já tiveram a doença. De acordo com a literatura, se essas pessoas positivarem novamente, elas podem ter mais chances de complicação.

COMPROMETIMENTO DE TODOS – Para que a proliferação não aconteça como no ano anterior, é importante que a população faça uma vistoria criteriosa e cuidadosa no quintal, na casa e no trabalho.

WhatsApp