Com população reduzida Mariluz vai à Justiça para garantir recursos

O município de Mariluz está recorrendo à Justiça para garantir o repasse de recursos, por conta da redução da população. A diminuição da população foi constatada pelo IBGE durante o Censo de 2022. Os dados foram divulgados no final de dezembro.

A preocupação da administração, segundo apurou a reportagem, é que como os dados do IBGE são utilizados para o cálculo de repasses de recursos, se a cidade não conseguir reverter a situação, vai receber menos dinheiro em 2023.

Ao todo, pelo menos seis cidades da região Noroeste, todas vizinhas de Umuarama, ingressaram com ações na Justiça para garantir o repasse dos recursos. Duas delas já conseguiram decisões favoráveis e uma teve o pedido indeferido.

Segundo informações do Portal de Notícias, O Bemdito, assim como Mariluz, as cidades de Paranacity e Paraíso do Norte, próximas a Paranavaí, aguardam a decisão judicial. Já as cidades de Terra Rica e Engenheiro Beltrão tiveram liminares aprovadas pela Justiça Federal, mas decisões são provisórias e cabem recursos.