Cerca de 250 túmulos abandonados podem ser revertidos para o município em Goioerê

Levantamento feito pela Prefeitura de Goioerê, através da administração do Cemitério Municipal, aponta que cerca de 250 túmulos estão em estado de abandono e caso os responsáveis não executem as melhorias, os lotes serão revertidos ao patrimônio do município, que poderá fazer a remoção dos restos mortais para o ossário.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

De acordo com a Prefeitura, o abandono se caracteriza pelo mal estado de conversação dos túmulos, geralmente com rachaduras, trincas e sem pintura. “São túmulos que não recebem manutenção nenhuma, nem limpeza e nem visita de familiares há muitos anos. Muitos estão praticamente destruídos, o que demonstra falta de interesse da família pelo espaço”, avalia o secretário de Administração, Gerson de Brito.
Entre as causas do abandono estão o fato de que muitas famílias deixaram a cidade e até mesmo o país, e as sepulturas estão esquecidas, sem nenhum tipo de conservação. “Neste caso, o espaço pode ser revertido para o município e cedido para outros pretendentes”, explica o secretário.
O secretário explica ainda que o cemitério está com pouco espaço para novas sepulturas e que a desapropriação destes túmulos vai dar um ‘fôlego’ a mais de vida para o local. “A gente vai ampliar o cemitério, já estamos negociando o terreno, mas é preciso obedecer uma série de exigências em relação a leis ambientais”, explica o secretário.
Os interessados em buscar regularizar a situação poderão procurar a administração do cemitério, que funciona no local. A Prefeitura informou que ainda não decidiu quando começará a retirada de ossos desses túmulos abandonados.