Câmara discute solução para impasse com empresários do Parque Industrial
Um assunto que vem tirando o sono de um grupo de empresários do Parque Industrial de Goioerê, foi o tema principal de uma reunião realizada nesta terça-feira (11), no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal.
Durante o encontro, conduzido pelo vereador e presidente da Casa, “Joaquim da Ambulância”, os empresários falaram do temor e do risco que estão correndo, por conta de uma ação do Ministério Público que pede a desocupação do local.
Segundo eles, vencido o prazo de cessão dos terrenos onde os mesmos implantaram suas empresas, uma ação do Ministério Público quer que a lei de cessão seja cumprida e os imóveis, com as benfeitorias realizadas, inclusive construção de prédios e barracões, sejam retornados ao município.
Na conversa, os empresários lembraram que a situação se arrasta há algum tempo e que o temor de perderem os investimentos feitos é cada vez maior. “Por isso estamos aqui, buscando o apoio e a orientação dos vereadores”, disseram.
Depois de ouvir os empresários, vereadores presentes manifestaram preocupação com a situação, uma vez que os empresários ‘ameaçados’ são geradores de centenas de empregos no município. “A situação é muito séria e nós não podemos ficar de braços cruzados. Vamos ajudar a buscar uma solução para evitar prejuízos financeiros e também o fechamento de postos de trabalho”, disse o presidente “Joaquim da Ambulância”.
Joaquim enfatizou ainda, a importância de unir esforços para proteger os empresários, destacando que alguns deles estão estabelecidos no local há quase 30 anos. “Nosso compromisso é garantir que esses empresários continuem gerando emprego e renda para a cidade. Eles são essenciais para o desenvolvimento de Goioerê”, afirmou o presidente da Câmara.
O vereador Patrik Pelói, que também esteve na reunião, chegou a apresentar um modelo de projeto que poderá ser discuto com a Prefeitura Municipal, visando solucionar o problema dos empresários, mas afirmou que a proposta precisa ser amplamente discutida. “Vejo com bons olhos mas precisamos sentar com a assessoria jurídica e veremos se esse é o melhor caminho mesmo”, citou ele.
A reunião também contou com a participação dos secretários municipais de Administração, Isaias Ferreira Lima; de Indústria e Comércio, Ananza Baggio e Regina Cruz – Licitação e Compras, além do advogado e presidente do PP, Fernando Martins.
Durante sua fala, a secretária Ananza Baggio informou que o Departamento Jurídico da Prefeitura está analisando todos os casos para encontrar uma solução viável e legal para os empresários. “Nosso objetivo é garantir o direito deles permanecerem no Parque Industrial. Estamos buscando prorrogar o prazo inicial de 60 para 180 dias, dando mais tempo para resolver a questão”, explicou.
A secretária de Licitação e Compras, Regina Cruz, reforçou que a situação está sendo analisada cuidadosamente para que seja encontrada uma solução dentro dos parâmetros legais.
Os empresários avaliaram a reunião como produtiva, pois as informações repassadas trouxeram mais tranquilidade sobre o futuro de seus negócios. O próximo passo será um encontro entre a equipe da Prefeitura e representantes do Ministério Público para definir os encaminhamentos necessários para a regulamentação da situação.