Bairro mais arborizado de Goioerê é a Vila Guaíra com 2.743 árvores

A Vila Guaíra, um dos bairros mais antigos e mais populosos de Goioerê, é também o bairro com maior número de árvores plantadas. No total o bairro possui 2.743 árvores. Os dados foram apresentados em Audiência Pública realizada na última quinta-feira.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Ainda de acordo com os números, depois da Vila Guaíra, o bairro com mais árvores plantadas é o Jardim Lindóia, com 2.617 exemplares, seguido pelo Jardim Curitiba, com 2.423 árvores, e a região central, que segundo os dados, conta com  2.290 árvores plantadas.

SIGA- NOS NO INSTAGRAM

Por outro lado, os bairros criados mais recentes, como Jardim América, Parque Cidade Jardim, Jardim Santa Mônica e Parque Industrial, apresentam menor arborização.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Goioerê, Moacir Gomes, cita que a conclusão do Plano de Arborização permitirá a continuidade do Programa Goioerê Mais Verde, lançado pela prefeitura, que prevê o plantio de mais de 15 mil árvores em toda a cidade, buscando aumentar a cobertura vegetal e promover uma maior qualidade de vida para os munícipes.

Os números apresentados na audiência, segundo a prefeitura, fazem parte de um Plano de Arborização que está em fase final a elaboração e  que visa planejar, implantar, manter, monitorar e estabelecer um cronograma de ações para o plantio de novas árvores na cidade.

Segundo o secretário Moacir, uma vez que o plano esteja concluído, com todos os dados estabelecidos, o documento será submetido à apreciação dos vereadores da Câmara Municipal e também avaliado pelo Ministério Público.

Durante a Audiência Pública, realizada na quinta-feira, foram apresentados dados que revelam que Goioerê conta atualmente com 18.525 árvores de diversas espécies, sendo que destas árvores, mais de 6 mil pertencem à espécie oiti.

No entanto, o índice de arborização da cidade é de apenas 0,65% por habitante, enquanto o ideal, preconizado pela ONU, seria de 3 árvores por morador. Poucas cidades alcançam esse índice desejado.