Associação de Apicultores produz mais de 19 mil quilos de mel por ano

Dados do Instituto de Desenvolvimentos Rural do Paraná – IDR e Secretaria Municipal de Agricultura, apontam que em média, a Associação de Apicultores de Goioerê, que é composta por produtores do município e também de Moreira Sales e Rancho Alegre D’Oeste, produz cerca de 19.500 quilos de mel por ano.

Os números são resultados de diagnóstico feito no dia 6 de março deste ano e apresentados pelo engenheiro agrônomo Salvador Antonio Sarto. Ainda de acordo com os dados, existem 30 apicultores com 650 colmeias em produção. O beneficiamento e envasamento do mel, são feitos na Casa do Mel, que fica em Goioerê.

Para potencializar esta atividade, associados e seus diretores decidiram adquirir também equipamentos para a produção da cera alveolada, composta por uma derretedora de cera a vapor, um laminador de cera elétrico e um cilindro alveolador.

Com esses equipamentos a associação pretende oferecer aos seus associados, a oportunidade de produzirem suas próprias ceras alveoladas com menor custo.

FATORES CLIMÁTICOS: – Técnicos do IDR e Secretaria da Agricultura de Goioerê, estão acompanhado atividade apícola no município e comunidades vizinhas.

E neste inicio de primavera, tem se observado a ocorrência de chuvas irregulares e as temperaturas acima da média histórica para o período, prejudicando a atividade apícola.

Esse aumento de temperatura afeta a vida das abelhas dentro das colônias, uma vez que essas alterações acarretarão em redução das áreas de alimento disponível.

CURSO: Dentro da proposta de fortalecer essa atividade, o IDR, com apoio do Sindicato Patronal e Secretária da Agricultura do Município de Goioerê, realizou treinamentos pelo Senar-PR, com o curso básico a introdução à atividade apícola em 2019. Para o próximo ano, em 2021, será realizado outro curso que irá tratar do manejo das colmeias.

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário