APAE comemora a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A exemplo do que vem acontecendo em nível nacional, a APAE de Goioerê está comemorando aSemana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O tema deste ano é“Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social”. A programação será encerrada sexta-feira, dia 28.

Em Goioerê, segundo a direção da entidade, a data está sendo lembrada de forma virtual, uma vez que a escola não está funcionando com aulas presenciais. “Todas as nossas comemorações estão sendo feitas através da internet”, lembra a diretora Graziela Pareja.

A diretora destaca que dentro da programação a APAE fez uma série de vídeos com depoimentos de alunos, professores e pais. “Também estamos realizando palestras online”, comenta ela.

Graziela diz que a data é das mais importantes e que não pode passar sem ser lembrada. “A gente sabe da importância desta semana e por isso estamos com nossas atividades online. Infelizmente, este ano não foi possível realizar nada presencial”, comenta.

A diretora lembra que todos os anos a APAE realiza ações voltadas tanto para o público interno, quanto para o externo e que neste ano, o debate tem sido ainda maior, já que está sendo realizado online e, dessa forma, qualquer pessoa pode ter acesso à programação.

Hoje, segundo a diretora, a APAEde Goioerê conta com 203 alunos, que são assistidos diariamente pelos professores da escola. “Mesmo de forma remota, nossos professores atendem, repassando orientações aos pais e atividades aos alunos”, destacou.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrado por todas as APAEs do Brasil, geralmente, entre os dias 21 a 28 de agosto.

“A ideia é envolver e incentivar o governo, a sociedade e toda a rede apaeana para uma reflexão conjunta sobre o assunto”, comenta a diretora Graziela, citando que o espaço online propõe o diálogo e a participação de todos, em especial das famílias, profissionais e gestores, de modo a contribuir ativamente para debates e para a construção de políticas públicas que visem à autonomia e à inclusão social das pessoas com deficiência.

Entre os assuntos tratados na programação, estão: empoderamento da pessoa com deficiência por meio do seu local de fala; a família como protagonista no processo de inclusão; a conquista da autonomia por meio das artes; a educação como meio para o desenvolvimento humano em igualdades e oportunidades; inclusão no trabalho, vida produtiva e comunitária.

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário