Alerta: Saúde confirma primeiro caso positivo de Chikungunya em Goioerê

Foi confirmado na manhã desta quarta-feira pela Secretaria de Saúde de Goioerê, o primeiro caso da doença Chikungunya no município.

De acordo com as informações, o caso é importante, uma vez que o paciente acaba de retornar do estado do Ceará. “Ele já chegou apresentando sintomas”, diz nota da Secretaria de Saúde.

Diante disso, a saúde realizou o bloqueio em todo o entorno da residência da pessoa positiva, inclusive com aplicação de veneno.

SINTOMAS: – Conforme orientação do Ministério da Saúde, entre os sintomas da doença estão dor de cabeça moderada; manchas vermelhas que surgem no 1º ou 4º dia, em pelo menos 50% dos casos; febre alta, superior a 38° por dois ou três dias; coceira leve; dor muscular; frequentemente são verificados dor articular e inchaço nas articulações, variando de moderado a intenso.

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde e não tomar medicamentos por conta própria.

PREVENÇÃO: – A melhor forma de prevenção da chikungunya, além da dengue e zika, é a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Em Goioerê as ações de combate são intensas, com esforço redobrado sobretudo no período com maior risco de transmissão.