Em meio à pandemia, professores se reinventam através de aulas remotas

Ensinar em meio à pandemia do novo Coronavírus, tem sido um desafio para os professores, que precisam usar de muita criatividade para organizar aulas no ambiente virtual, de forma que os alunos não sejam prejudicados e tenham desempenho semelhante ao ensino presencial.

Dentro deste panorama, professores do município de Goioerê têm buscado se reinventarem, desenvolvendo práticas didáticas, aliadas à utilização de recursos tecnológicos disponíveis em diversos aplicativos. Desta forma, as aulas ganham motivação e diminuem a distância entre quem ensina e quem aprende.

A suspensão de aulas e atividades presenciais, devido à pandemia da Covid-19, exigiu adaptação de professores e alunos. O giz e o quadro negro foram substituídos pelo computador e a sala de aula, pela ocupação de espaços domésticos.

A professora Eliana Cardoso, explica as práticas pedagógicas são realizadas através do aplicativo Meet,  meio pelo qual, se trabalham os conteúdos da disciplina como leitura, saúde e bem estar, com os gêneros textuais. Nessa prática, ela e a professora Luzia Souza, trazem especialistas na área e em seguida o professor faz a apresentação e mediação. ‘Ao final abre-se espaço para questionamentos e dúvidas apontadas pelos alunos”, explica Eliana.

Outra prática da professora Eliana, é a contacão dos gêneros narrativos. Nesse caso, os alunos pesquisam os textos, selecionam e gravam as histórias dos grandes escritores brasileiros de todos os períodos literários. “Estes, são postados depois para que a turma assista”, comenta ela, citando vídeos de excelente qualidade, gravados pelas alunas Jennifer e Mikaele, do 9° ano ‘A’ do Colégio Antônio Lacerda Braga. Os vídeos foram feitos na residência das alunas.

Já a professora Míria Moreira, cita que para diminuir a distância social que veio com as aulas remotas, ela promove encontros semanais no aplicativo Google Meet. Este é o momento de fazer retomada de conteúdos e tirar as dúvidas quanto ao que está sendo trabalhado nas aulas online.

Outra prática, segundo a professora, é apresentar aos alunos do Ensino Médio, aplicativos que eles irão usar na universidade, para produção e apresentação de trabalhos.

A professora cita que neste trimestre, os alunos produziram em inglês, um livro cujo tema foi “10 things I learned during the social isolation” – 10 coisas  que eu aprendi com o isolamento social .

Já para os alunos do Ensino Fundamental 2, os encontros são feitos de maneira interativa, fazendo uso de jogos online e criando formulários que despertam a atenção com atividades que são baseadas em um tema mas com diferentes gêneros textuais trabalhando os descritores da Prova Paraná. Os jogos online são realizados através dos aplicativos Kahoot e Wordwall, além de atividades criadas a partir do Jamboard

O último deles, foi desenvolvido em Língua Portuguesa com  um 6º ano a partir do tema bullying, tendo como roteiro uma aventura de super heróis.

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário