Comarca: cidades ainda sem data para retorno das aulas presenciais

Mesmo com um indicativo da estabilização do número de casos da Covid-19, municípios que integram a Comarca de Goioerê ainda não definiram uma data para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino.

O assunto tem sido um dos temas discutidos entre os prefeitos da Comarca e a Promotora de Justiça, Simone Berci Françolin, que tem sugerido aos gestores, a retomada das aulas presenciais.

No caso de Goioerê, o argumento usado pela representante do Ministério Público, para a retomada das aulas presenciais, é que a administração municipal teria liberado vários setores, como lanchonetes e clubes, por exemplo.

No entanto, a prefeitura diz que seguirá a orientação da Secretaria de Estado da Saúde, que autorizou, através da Resolução 1231/2020, apenas a volta gradativa das atividades extracurriculares.

A decisão de seguir orientação da Secretaria de Estado da Saúde, também está sendo acatada pelos demais municípios da Comarca. Os prefeitos temem que o ajuntamento de crianças contribua para a propagação da Covid-19.

EXTRACURRICULARES – De acordo com a Secretaria de Educação do Paraná – SEED – são consideradas atividades extracurriculares, recursos escolares e nivelamento; aprofundamento da aprendizagem; atendimento educacional especializado; atendimento pedagógico individualizado; cursos de idiomas; experimentação e iniciação científica.

Ainda entram nesse ‘pacote’, atividades de cultura e arte, esporte e lazer; tecnologias da informação, da comunicação e uso de mídias; meio ambiente; direitos humanos; promoção da saúde; mundo do trabalho e geração de renda.

Os pais que encaminharem os filhos à escola deverão preencher uma autorização para o estudante participar das aulas extracurriculares.

REGRAS – A Secretaria da Saúde orientou a equipe de educação do Estado que a retomada das atividades seja feita de forma segura.

Entre as regras estabelecidas, constam orientações sobre monitoramento de temperatura corporal na entrada das escolas; higienização dos espaços de aula; distanciamento físico mínimo entre indivíduos e escalonamento de corpo docente para o ensino presencial, entre outros pontos.

O uso de máscaras, por exemplo, será obrigatório para todas as pessoas que frequentarem as escolas, em todos os espaços de uso coletivo – inclusive no interior das salas de aula. Haverá álcool em gel nas salas abertas aos alunos, salas de professores em espaços comuns da escola.

RETOMADA: – Na rede estadual do Paraná, a volta das aulas extracurriculares presenciais está prevista para acontecer próximo dia 19 em 54 escolas.

Segundo a Secretaria de Educação, foram escolhidos 30 municípios de seis regiões, onde houve adesão da comunidade escolar à retomada gradual do ensino.

Em todos colégios serão disponibilizados equipamentos de proteção como máscaras, álcool em gel e termômetros, seguindo o que determina o protocolo de prevenção do Paraná, um dos mais completos do Brasil. 

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário