Alimentação saudável nas escolas é reforçada em parceria entre Copacol e Itaipu Binacional

Manter uma alimentação equilibrada na infância reflete em uma vida saudável no futuro, com maiores chances de atrelar longevidade e qualidade de vida. Quando incentivada em casa ou na escola, a criança torna a dieta rica em nutrientes um hábito.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

A obesidade é o grande desafio do mundo moderno. Estima-se que no Brasil um terço da população entre cinco e nove anos esteja acima do peso, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Último levantamento da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) aponta que o sobrepeso afeta 7,3% (3,9 milhões) de crianças menores de 5 anos, percentual que excede a média mundial de 5,6%.

Cooperar com a redução desses índices é o propósito da parceira da Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) com a Itaipu Binacional, por meio de um cardápio diferenciado oferecido para crianças matriculadas em escolas públicas do Oeste do Paraná. A ação também tem parceria com o Ineo (Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

Pela iniciativa inédita, secretarias de Educação e entidades recebem os filés de peixe que serão distribuídos em escolas municipais de Cafelândia, Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas, Formosa do Oeste, Quarto Centenário, Moreira Sales, Goioerê, Rancho Alegre, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu. As doações estão em andamento e beneficiarão mais de 40 mil estudantes. “O peixe é uma proteína extremamente rica na alimentação. Sabemos o quanto é importante uma criança estar bem alimentada para estudar e ter um futuro melhor. Com essa parceria estamos contribuindo com uma merenda mais saudável e também incentivando que o consumo de peixe se torne mais frequente entre as famílias desses estudantes”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) orienta o consumo mínimo de 12 quilos de peixe por habitante ao ano. No entanto, nem sempre a proteína animal rica em Ômega 3 está no prato dos brasileiros. Incentivar o consumo desse alimento faz parte de campanhas nacionais, como a Semana do Pescado, promovida anualmente pela PeixeBR (Associação Brasileira da Piscicultura), em parceria com empresas de todo o País, entre elas a Copacol, que se tornou referência no modelo integrado de produção de peixes, gerando mais de 1,5 mil empregos diretos na piscicultura.

Em Cafelândia, a entrega foi realizada pelo superintendente de Produção, Irineu Dantes Peron, na Escola Municipal André Luis da Silva Prestes. “Somos muito gratos pela doação e poder alimentar as crianças com produtos da nossa terra. Estamos felizes em inserir esse alimento tão saudável no cardápio dos estudantes. Sabemos da necessidade de uma nutrição equilibrada, ainda mais nessa fase educacional”, afirma Rozane Dal Molin Pitol, secretária de Educação.

COPACOL
A produção anual de peixes reproduzidos em tanques em propriedades rurais pela Copacol chega a 14 toneladas, por meio do processamento de 42,5 milhões de peixes nas duas unidades industriais (uma em Nova Aurora e outra em Toledo). Com esse total, a Copacol se consagra como a maior produtora da América do Sul, pelo sistema integrado, fornecendo toda condição do sistema produtivo aos cooperados, desde os alevinos, a ração, a despesca, o abate e a comercialização do produto. A Cooperativa iniciou a piscicultura no modelo integrado de maneira pioneira no País há 13 anos. Ao todo são 647 hectares de lâminas d’água que devem chegar a 1,1 mil hectares até 2023, com a ampliação da atividade.