Rancho Alegre: servidores municipais são alertados para o “Novembro Azul”

A Prefeitura de Rancho Alegre D’Oeste, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta semana, uma importante ação com os servidores do Paço Municipal. A ação foi para lembrá-los da campanha Agosto Azul.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

De acordo com a secretária Dayane Zanuto, as ações estão inseridas no cronograma de medidas voltadas à prevenção e ao esclarecimento sobre o câncer de próstata. “Os homens também precisam se cuidar”, diz ela.
O prefeito Aristeu Ceniz participou da ação e disse que a iniciativa foi muito boa. ‘Uma ação importante, com o objetivo de esclarecer e orientar servidores municipais do sexo masculino para os riscos desse tipo de câncer que surge a partir dos 40 anos. Parabéns para a equipe da saúde”, disse.
Ainda de acordo com o prefeito, ao participarem da campanha, os servidores dão exemplo para a comunidade. “O Novembro Azul é uma campanha muito importante para a população e os servidores precisam dar exemplo, derrubando por terra a questão do preconceito, que tem sido um dos principais obstáculos para a prevenção dessa doença, que mata milhares de homens todos os anos no Brasil”, citou.
Sobre o Câncer de Próstata: De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
O tumor de câncer na próstata, se tratado no início, tem amplas possibilidades de cura. Os sintomas começam pela dificuldade de urinar, podendo chegar até o ponto de não conseguir mais, além do comprometimento dos ossos do corpo e fratura patológica (sem necessidade de traumas).
Ainda segundo o Inca, a cada 10 homens com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos de idade. Um em cada cinco homens pode vir a ter o câncer de próstata no Brasil, e um em cada oito podem morrer por causa da doença.