Quarto Centenário: convênio autoriza a perfuração de dois poços artesianos

A população do Porto II e Jacutinga já podem comemorar. O prefeito Akio Abe confirmou nesta semana, convênio que autoriza a perfuração de dois poços artesianos nestas comunidades. O primeiro – no Porto II – será para abastecimento de água potável e o segundo – na Jacutinga – para atividades agrícolas.
Os convênios foram firmados com o Instituto Água e Terra – órgão ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável do Governo do Paraná. “São dois poços que há muito tempo são aguardados pelos moradores destas comunidades”, explica o prefeito Akio.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

De acordo com o secretário de Agricultura e Maio Ambiente do município, Rogério Casa Branca, ambos os poços receberão revestimento e proteção sanitária, com teste de vazão e análise da qualidade da água conforme as normas vigentes.
“O governo estadual vai entrar com recursos para a perfuração e o município dará sua contrapartida, viabilizando o funcionamento destes dois poços”, explica o secretário.
O prefeito Akio está agradecendo ao deputado estadual e secretário Márcio Nunes, que muito trabalhou para a liberação desse convênio. “O Márcio Nunes nos ajudou bastante e por isso o nosso reconhecimento”, comentou, citando sua administração vem realizando um trabalho contínuo para melhorar o abastecimento de água às famílias da zona rural.
“Estamos muito felizes em conseguirmos estes dois poços, pois desta forma vamos garantir melhores condições de vida à população, com investimentos que ficam como legado para o futuro das famílias”, comemora ele.

TITULA BRASIL: – Outro convênio importante, foi firmado entre a Prefeitura de Quarto Centenário e o Governo Federal, através do Programa Titula Brasil.
Segundo o secretário Rogério Casa Branca, através deste convênio, servidores serão capacitados para dar titulação a áreas públicas passíveis de regularização.
Ele cita que existem muitos famílias morando e produzindo há anos em áreas da união, sem qualquer documento que comprove essa condição. Quem for beneficiado terá segurança jurídica e a chance de acessar políticas públicas específicas, como financiamentos voltados a expandir a produção.

UTFPR: – Também nesta semana, a Prefeitura de Quarto Centenário assinou convênio com a UTFP – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus de Campo Mourão – para participar do projeto de fabricação de produtos saneantes, cuja planta piloto será instalada em Goioerê, com apoio de outros municípios.
“Esse é um projeto importante, pois vai produzir sabão e outros produtos de limpeza, que depois serão repassados à comunidade. Tem o nosso apoio”, destaca o prefeito Akio Abe, elogiando a iniciativa da direção da UTFPR.