Janiópolis vai implantar o protocolo de Manchester na área de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Janiópolis vai implantar o Protocolo de Manchester no Pronto Atendimento (Unidade 24 Horas), antigo Hospital. Trata-se do principal sistema de triagem utilizado no setor de Saúde que se tornou indispensável ao longo dos anos.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Nesta quinta-feira (18/05), uma equipe de profissionais da área de saúde de Janiópolis participou de uma capacitação na Santa Casa de Goioerê. Eles receberam orientações sobre o funcionamento do protocolo que já é utilizando em várias cidades da região. A Secretária Mônica Regina Souza adiantou que o protocolo deverá ser implantado nos próximos dias.

Com um método simples de classificação, o processo ajuda a organizar toda a etapa de acolhimento dos pacientes, identificando os atendimentos prioritários. Para isso, o protocolo faz uma divisão por níveis de risco para definir ordem de prioridade e detalhes dos atendimentos.

Ao chegar na unidade de saúde, os pacientes passam por esse processo de triagem, que identifica o nível de gravidade em cada caso. Com base nessa avaliação, define-se a ordem de atendimento para garantir que as emergências sejam recebidas primeiro.

O sistema de classificação de risco neste protocolo de triagem funciona por meio da divisão por cinco cores, responsáveis por indicar o risco de cada quadro clínico. Vale destacar que essa etapa não determina um diagnóstico para o paciente, ela apenas tem a função de verificar o nível de risco.