Janiópolis em alerta com alto risco de proliferação do mosquito da dengue

O município de Janiópolis está em alerta, com alto risco de proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. É o que mostra o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti – LIRA, concluído na semana passada pelos agentes de endemias, da Secretaria Municipal de Saúde.

Nesse segundo ciclo de 2023, o índice de proliferação do mosquito da dengue ficou em 4,6%, considerado alto risco, tendo em vista que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%. Os agentes de endemias visitaram 217 imóveis e encontraram 13 focos, em 10 locais.

Os recipientes onde mais se encontraram larvas foram: pequenos depósitos moveis, bebedouros, baldes e vasos de plantas. “É muito importante que a população possa verificar diariamente todo e qualquer recipiente capaz de armazenar água e descartar essa água, com o objetivo de evitar o crescimento de larvas e consequentemente o aparecimento das doenças dengue, zika e Chikungunya”, alerta o coordenador de Endemias, Paulo Dione Juventino.

Janiópolis tem atualmente 3 casos de dengue, conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado na última terça-feira (14/03). A população tem papel importante na prevenção, devendo sempre manter os criadouros livres de água.