Doutor Maurício Sagava realiza palestra sobre a saúde do homem em Bandeirantes do Oeste

O médico Maurício Sagava realizou, na última terça-feira (21), uma importante palestra em Bandeirantes do Oeste, orientando os participantes sobre a saúde do homem. O evento foi dentro da programação do Novembro Azul, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Quarto Centenário.

Durante o bate-papo, o médico reforçou que cuidar da saúde é fundamental, especialmente para os homens, já que muitos problemas de saúde podem ser prevenidos com hábitos saudáveis e check-ups regulares.

“Infelizmente, muitos homens não se preocupam muito com sua saúde. Eles só vão ao médico quando já estão doentes. Isso é um problema, já que a mortalidade masculina é até quatro vezes maior do que a das mulheres, de acordo com números do IBGE”, destacou.

Segundo o médico, a falta de prevenção faz com que muitos homens só descubram doenças quando já estão em estágios avançados e isso reduz a expectativa de vida masculina em 7 anos, em relação às mulheres, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

“A maioria das mortes masculinas é causada por doenças crônicas evitáveis, como problemas cardíacos, câncer e diabetes, que podem ser combatidas por meio de pequenas mudanças nos hábitos, como a manutenção de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regularmente”, citou o médico.

Ainda durante a palestra, o médico recomendou a adoção de alguns hábitos saudáveis para evitar muitos problemas de saúde. “Pratiquem exercícios, alimentem-se bem e não evitem ir ao médico. A prevenção é a chave para uma vida longa e saudável”, concluiu.