Barreiras sanitárias: mais de 14 mil pessoas abordadas em Moreira Sales

Uma das medidas implantadas pela prefeitura de Moreira Sales, como forma de conter e inibir a propagação do coronavírus no município, as barreiras sanitárias já abordaram mais de 14 mil pessoas nas três principais entradas da cidade e no distrito de Paraná do Oeste.

De acordo com o prefeito Rafael Bolacha, desde o primeiro dia de funcionamento, em 24 de março, até o dia 19de maio, em média 252 pessoas foram abordadas por dia nas barreiras. A medida, segundo ele, serve para orientar todos as pessoas que entram e saem do município.

Os números, apresentados nesta semana, mostram que durante este período, as barreiras notificaram 644 pessoas que permaneceram em isolamento social por sete ou 15 dias, de acordo com os sintomas ou cidade de origem.

As barreiras contam com a participação de funcionários do Pátio Municipal e outros servidores de departamentos que tiveram suas atividades interrompidas e foram remanejados para a realização do trabalho nas entradas da cidade e do distrito.

O prefeito Rafael explica que as barreiras são a primeira etapa do serviço de prevenção ao vírus COVID-19. ‘‘A barreira é muito importante para orientação dos viajantes em relação ao que o decreto estabelece, principalmente, no que tange ao isolamento social de 15 dias, além, é claro, das orientações sobre sinais e sintomas da doença”, explica.

O prefeito cita ainda que nos casos dos cidadãos que apresentam sintomas, uma notificação é realizada e repassada à Secretaria de Saúde. “É importante destacar também, que na abordagem feita nas barreiras, são coletados dados dos viajantes para que ocorra uma rastreabilidade eficaz e rápida em caso de confirmação de casos suspeitos”, frisa o prefeito.

O chefe das barreiras, Adão Coutinho, afirma que o serviço tem sido importante para a prevenção do vírus no município: “Graças ao empenho de cada servidor e o trabalho realizado com o apoio da Secretaria de Saúde, temos conseguidos bom êxito, orientando as pessoas e prevenindo o vírus Corona em Moreira Sales”, destacou.

A Secretária de Saúde, Roberta Carpiné, ressalta a importância das estratégias focadas na abordagem das pessoas, caso venham necessitar de atendimento médico nas unidades de saúde locais: “Estamos com nosso Centro de Saúde e Unidades Básicas com funcionamento e equipamentos de proteção reforçados. As medidas emergenciais, para preservar vidas, são parte das nossas estratégias no combate ao vírus corona”, comenta.

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 99900-1503 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário