Copacol: CPA adquire semeadora de parcelas com alta tecnologia

Com um valor de investimento de aproximadamente R$ 500 mil, o CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) da Copacol, adquiriu um novo equipamento agrícola, cujo objetivo é gerar maior confiabilidade dos dados gerados das pesquisas realizadas no centro. A semeadora de parcelas conta com o sistema mais avançado para semeadura de experimentos disponível no Brasil.

Segundo o pesquisador do CPA, João Maurício Roy, o novo maquinário vai garantir melhores resultados para que os cooperados possam aplicar em suas propriedades. “A semeadora proporciona qualidade e maior precisão dos experimentos, aumento do número de ensaios por safra, otimiza a janela de semeadura, reduz a mão de obra com maior rendimento operacional e possibilita autonomia de semeadura de mais de 200 parcelas/hora com elevada precisão”, destaca João Maurício.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

O maquinário utilizado anteriormente pela equipe do CPA era uma semeadora convencional, cuja a operação de troca de sementes, discos e anéis era feita de forma manual, demandando maior tempo para execução das atividades. Além disso, o sistema de distribuição de sementes era mecânico com menor precisão ao modelo atual.

O pesquisador fala ainda que a nova semeadora vai proporcionar a realização de experimentos em diferentes ambientes de produção, como Jesuítas, Goioerê, Cascavel e Sudoeste.

“Vamos ampliar a capacidade de gerar dados experimentais com maior precisão para entrega de uma recomendação técnica de elevada assertividade ao cooperado. Desta maneira vamos atender o aumento de produtividade na região e o crescimento da área de atuação da cooperativa para novas regiões, como o Sudoeste”, diz.

Funcionalidades
A semeadora conta com sistema de distribuição à vácuo, comandada por sinal de GPS para semeadura das parcelas no local exato desejado, com erro máximo de 2 cm; as trocas de sementes são realizadas de forma automática deixando os corredores entre as parcelas de acordo com a necessidade.

O equipamento permite a semeadura de ensaios a taxa variável, com variação de população de plantas, cultivares e tratamento de sementes de acordo com a necessidade. Tudo isso é realizado com enorme facilidade apenas com a alimentação das informações no software de plantio.

Para exemplificar, um experimento de avaliação de 50 híbridos de milho no método convencional demandava cerca de oito horas de atividades e a mão-de-obra de sete colaboradores. Já com o novo equipamento a atividade é realiza aproximadamente 50 minutos e com apenas duas pessoas.