Conferência de Assistência Social debateu serviço e financiamento

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Goioerê, realizou na tarde desta quarta-feira 18, a XIII Conferência Municipal de Assistência Social, que este ano teve com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Ivanilda Plazza, secretária de Assistência Social, abriu a conferência, citando a importância do evento para se discutir as propostas de aperfeiçoamento das políticas públicas de assistência social. Ivanilda reafirmou a importância da assistência social.

Durante a conferência teve palestra com a assistente social Isabela Gomes Simões, que tem vasta experiência de 31 anos na Secretaria da Justiça, Família e Trabalho de Umuarama.

A conferência debateu cinco eixos de atuação: a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Já na área de controle social, falou-se sobre o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social e atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Participaram da conferência, o vice-prefeito Adilson Corpa, os vereadores ‘Kleber Paraíba” e Fábio Plaza, profissionais da área de Assistência Social, lideranças da sociedade, representantes de entidades e convidados.